agencia

Notícias

Atualizado em 24/06/2016 às 18h26

Prefeitura encerra semestre do projeto “Dançando e Educando” com acesso a espectáculo de dança

Prefeitura encerra primeiro semestre do projeto “Dançando e Educando” com acesso a espectáculo de dança

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura encerra semestre do projeto "Dançando e Educando" com acesso a espectáculo de dança
Uma tarde cheia de magia, encanto e descoberta foi vivida nesta sexta-feira (24), por 250 crianças da Rede Pública Municipal de Ensino que integram o Projeto Dançando e Educando, da Prefeitura de São Luís. Para marcar o encerramento do primeiro período letivo do programa as crianças foram levadas ao Teatro Artur Azevedo onde assistiram ao espetáculo Encantos, da Pulsar Cia de Dança, que conta a história e as lendas de São Luís.

"A maioria das crianças nunca tinha ido ao teatro Arthur Azevedo. Com certeza essa experiência foi ímpar para todas elas e possibilitou o contato tanto com as danças folclóricas típicas do Maranhão quanto com o balé. Esta experiência é resultado da sensibilidade do prefeito Edivaldo, que por meio deste projeto possibilitou o acesso à arte para os estudantes da rede municipal", disse a primeira dama Camilha Holanda, idealizadora e madrinha do projeto Dançando e Educando.

A visita o teatro foi uma novidade para muitas das crianças. A admiração pode ser vista no rosto de cada uma delas, como da estudante Graciele Salazer, de 11 anos. "Aqui é tudo muito bonito. Parece que é tudo mágico", disse Graciele ao entrar no teatro pela primeira vez. "Já tinha visto na televisão, mas de verdade é a primeira vez", revelou a estudante que se disse maravilhada com tanta beleza.

Com olhar atento e curioso Kamelly Pereira, de 7 anos, assistiu ao espetáculo que acontece em um terreiro da zona rural da cidade onde vivem Francisco, Catarina e dona Casimira, vovó apaixonada por seus netos e conhecedora de muitas histórias. "Eu gosto muito de dança e quero um dia participar de uma espetáculo aqui", disse entusiasmada ao ver os dançarinos se apresentarem no palco.

A coordenadora e professora do projeto Dançando e Educando, Débora Buhaten, contou que a iniciativa de levar as crianças ao teatro surgiu a partir da constatação de que grande parte das integrantes do projeto nunca tinha ido ao teatro. "Em uma aula de 20 crianças quando perguntamos se alguma delas já tinha indo ao teatro apenas uma ou duas disse que sim. Então a gente sabe a importância do teatro e providenciamos logo uma visita delas a esse espaço maravilhoso que temos em São Luís", disse Débora.

 PROGRAMA

 

O projeto Dançando e Educando, que oferece o ensino da arte do ballet aos estudantes da Rede Pública de Ensino de São Luís é realizado por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e idealizado pela primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, com o objetivo de democratizar o acesso a esta arte, resgatar a cidadania e combater a exclusão social.

O gestor da creche Maria de Jesus Carvalho, Aquiles de Jesus Suathé Berredo, que acompanhou uma turma de alunos ao teatro, destacou que a visita ao teatro é uma extensão do projeto pedagógico que é desenvolvido na creche, onde acontece as aulas de ballet das crianças. "As crianças e os pais estão muitos empolgados com esse projeto e fortalece muito o trabalho que vem sendo desenvolvido pela rede municipal de ensino", disse.

Acesse aqui a galeria de fotos desta reportagem