agencia

Notícias

Atualizado em 25/06/2016 às 13h44

Prefeitura vai implantar Ecoponto no bairro do Bequimão

Além do Ecoponto já em funcionamento na Avenida dos Africanos, São Luís vai ganhar em breve mais uma unidade no bairro do Bequimão

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo visita Ecoponto da Avenida dos Africanos e obras do Ecoponto do Bequimão
O prefeito Edivaldo visitou na tarde deste sábado (25) as instalações do Ecoponto da Avenida dos Africanos e o andamento das obras do próximo Ecoponto a ser entregue no bairro do Bequimão. O projeto ambiental executado pela Prefeitura de São Luís tem como proposta a entrega voluntária de materiais descartáveis que não são recolhidos pela coleta convencional, diminuindo assim o descarte irregular de resíduos.

Durante a visita, Edivaldo reforçou a importância de mais esta ação da Prefeitura de São Luís. "Dentro do nosso planejamento, os Ecopontos vão melhorar a qualidade de vida da população, além de contribuir no desenvolvimento de práticas sustentáveis para o município. É o que percebemos aqui na estação da Avenida dos Africanos, onde os catadores e a população já se conscientizam do melhor manejo dos resíduos", afirmou o prefeito Edivaldo.

Durante a vistoria, ele estava acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araujo e do presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho.

O primeiro Ecoponto da Avenida dos Africanos entrou em funcionamento em maio e em menos de um mês recolheu mais de 800 toneladas de material. A coordenadora do Comitê de Limpeza Urbana, Carolina Estrela, que também acompanhou o prefeito na visita, ressaltou que além de representarem o cumprimento das metas definidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) as atividades do Ecoponto consolidam o pioneirismo do prefeito Edivaldo nesse setor.

"Além de atuarem prevenindo o descarte irregular de resíduos, por meio da disponibilização de um espaço adequado para essa finalidade, os ecopontos proporcionam a revitalização de áreas abandonadas ou terrenos baldios, onde o descarte irregular contribui para a disseminação de doenças. O resultado é um bairro mais limpo e com saúde", completou.

NOVAS PONTOS

Em breve a Prefeitura irá entregar à população os Ecopontos do Turu, Bequimão e Cohatrac. Já estão sendo realizados estudos de viabilidade para implantações em outros bairros. Essa medida visa melhorar a vida da população, oportunizando aos moradores terem um local adequado para encaminhar resíduos como móveis velhos, sobras de construção e capina doméstica, além de vidro, metal, papel, plástico e madeira.

O carroceiro Luís Carlos da Silva, que no momento da visita do prefeito estava fazendo descarte de resíduo no Ecoponto, elogiou a inauguração do espaço. "Agora sabemos separar os resíduos e vir no local próprio, que é esse Ecoponto da Avenida dos Africanos. Se for madeira colocamos nos depósitos de madeira e assim por diante. Melhorou muito a nossa vida".

Acesse aqui a galeria de fotos desta reportagem