agencia

Notícias

Atualizado em 26/06/2016 às 10h08

Governo e Prefeitura inauguram moderna praça na Lagoa da Jansen

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Governador Flávio Dino e prefeito Edivaldo inauguram moderna praça na Lagoa da JansenEm clima de festejos juninos, o prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino fizeram a entrega na noite de sábado (25) da Praça da Lagoa da Jansen – um dos mais belos cartões postais de São Luís. Onde antes era um terreno baldio foi construída uma praça com diversos equipamentos sociais que transformaram o espaço em um moderno complexo de lazer e convivência. A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.

O governador Flávio Dino também ressaltou a parceria com o prefeito Edivaldo, que envolve políticas públicas de mobilidade urbana e a qualificação dos espaços públicos, entre diversas obras em benefício da população. Citou, como parte das primeiras ações conjuntas, a inauguração da Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís.

"A parceria do governo do Estado com os municípios vai na direção do que a população povo deseja, que é ver o poder público trabalhando junto em prol da sociedade. Estamos muito felizes de poder entregar mais este espaço de convivência comunitária, um espaço para todas as pessoas e que, junto com muitas outras obras que entregamos, concretiza a esperança de um futuro melhor para o Maranhão", enfatizou o governador Flávio Dino.

O prefeito Edivaldo também destacou as ações conjuntas realizadas entre os governos municipal e estadual que estão melhorando a vida dos ludovicenses, como os programas Interbairros e Mais Asfalto, a construção do Novo Hospital da Criança e as intervenções na área de mobilidade urbana como a entrega da nova entrada da cidade, no retorno do aeroporto.

"Vale lembrar que aqui, nesta Praça da Lagoa da Jansen, teremos um Comitê Gestor formado por moradores do bairro, que será o elo com o poder público. Aproveito para agradecer ao governador Flávio Dino por mais uma parceria que resultou na entrega dessa praça para a população. É um trabalho conjunto que tem sido aprovado pela população de São Luís", afirmou Edivaldo.

A solenidade de descerramento da fita inaugural da Praça da Lagoa da Jansen contou ainda com a apresentação do bumba-meu-boi do Maiobão.

PRAÇAS

Edivaldo lembrou que em sua gestão já foram entregues 22 praças completamente reformadas em vários pontos da cidade. Os logradouros, alguns dos quais abandonados há décadas, foram revitalizados pela Prefeitura de São Luís, possibilitando à comunidade próxima integração comunitária e acesso ao esporte e lazer. Coordenam a requalificação de praças na gestão municipal as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Urbanismo e Habitação (Semurh) e o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur).

COMPPLEXO DE DIVERSÃO

A construção realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), com parceria da Prefeitura de São Luís, garantiu um espaço lúdico, educativo e cultural. A Praça da Lagoa da Jansen está estruturada com equipamentos urbanos para crianças, jovens, adultos, idosos e portadores de deficiência. A escolha dos equipamentos, por sua vez, priorizou o público infantil, com a instalação de brinquedos interativos e culturais, que estimulam a criatividade das crianças. Em uma das entradas da praça, o público é presenteado pela natureza com um caminho, de cerca de 100 metros, ladeado de palmeiras.

O parquinho é uma atração à parte com a construção de um rio de 'faz de conta' modelado com piso emborrachado reciclado. A praça conta ainda com um pequeno lago com barquinho para uso nas brincadeiras das crianças, com escorregadores, passarelas, pranchas, cabos ecordas. Para os jovens, um espaço versátil de convívio, com bancos e mesas para piqueniques e mesas de ping-pong para lazer e esporte. Para os adultos e idosos, duas áreas de convívio, sendo uma próxima ao espaço infantil, possibilitando, assim, a interação entre as diversas faixas etárias.

O meio ambiente está plenamente contemplado e conservado na Praça da Lagoa. Um total de 35 espécies já existentes no local foram aproveitadas, somando no paisagismo e urbanismo sustentável. O Circuito de Caminhada, outro ambiente da praça, é composto de área sombreada na parte externa da praça, com bancos ao longo do trecho e onde também estão as vagas de estacionamento. A iluminação foi instalada com objetivo de garantir beleza e segurança aos usuários. A praça possui ainda oito estacionamentos com mais de 50 vagas.

 

Acesse aqui a galeria de fotos desta reportagem