agencia

Notícias

Atualizado em 28/06/2016 às 15h06

Prefeitura de São Luís realiza capacitação dos instrutores da Semdel

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), deu início ao projeto Resgatando Vidas através do Esporte, um convênio com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA).

O projeto visa capacitar e empoderar os agentes esportivos do programa Movimento e Resgate – Escolinhas da Semdel. A partir da formação, os agentes serão interlocutores dentro da comunidade e poderão desenvolver os trabalhos com as crianças, adolescentes e suas famílias.

Para o secretário Municipal de Desportos e Lazer, Julio França, o projeto Resgatando Vidas através do Esporte contribui para o desenvolvimento dos jovens participantes das ações. "O projeto soma-se a outros executados pela gestão do prefeito Edivaldo, que fortalecem o vínculo entre instrutores esportivos, pais e alunos. Outro aspecto importante é a conexão entre a prática esportiva e a educação", destaca França. O projeto tem como meta capacitar 120 instrutores para atuarem em 62 novas escolinhas.

A capacitação com formação modular, conta com a entrega de Kits esportivos para algumas escolinhas de esporte, realização de seminário e a potencialização de uma escolinha de atletismo para crianças com e sem deficiência.

Os cursos terão os módulos violência sexual, psicologia do esporte, estatuto da criança e adolescente, práticas restaurativas; uso/abuso de substâncias psicoativas e direitos humanos; inclusão/exclusão; orientação nutricional; treinamento esportivo; primeiros socorros; e recreação e lazer.

MOVIMENTO E RESGATE

O programa Movimento e Resgate – Escolinhas da Semdel, conta com 62 escolinhas, com capacidade para atender mais de cinco mil jovens, que estejam matriculados na rede pública de ensino, com frequência escolar regular.

Nas comunidades que integram o programa, são realizadas oficinas esportivas três vezes por semana, nas modalidades futsal, futebol de campo, basquete, vôlei, handebol, karatê, judô, atletismo e capoeira.

O programa tem como principal objetivo o uso do esporte para transformar a realidade de crianças e adolescentes. Ele funciona ainda como um catalisador na descoberta de potenciais para o esporte brasileiro. A equipe multiprofissional.