agencia

Notícias

Atualizado em 11/11/2016 às 17h34

Prefeitura planta mudas de ipês em praça na Lagoa da Jansen

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura planta mudas de ipês em praça na Lagoa da JansenA Prefeitura de São Luís está plantando 30 mudas de ipês na área da Praça Frei Antônio, na Lagoa da Jansen. A ação é parte as obras de urbanização e revitalização da área, que estão sendo realizadas por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Na manhã desta sexta-feira (11) foram plantadas as dez primeiras mudas, das trinta que devem integrar o projeto paisagístico da região.


Desde o início do ano, a Prefeitura de São Luís já contabiliza cerca de 300 mudas, entre ipês, alamandras e palmeiras, plantadas na região da Lagoa da Janses. O plantio é uma ação do programa "São Luís, Cidade Jardim", coordenado pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur). O plantio das primeiras mudas foi acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda, que destacou que as árvores vão embelezar a cidade e tornar o ambiente, antes um ponto de descarte irregular de resíduos, um espaço mais agradável.


"Este espaço vai ficar totalmente diferente do que era antes, com as obras de urbanização e as intervenções de paisagismo e iluminação que estão sendo feitas com a parceria entre Governo e Prefeitura. Esta ação também é uma sequência do trabalho de reforma e construção de praças que o prefeito Edivaldo tem feito durante a sua administração", destacou a primeira-dama.


CONSCIENTIZAÇÃO


O presidente do Impur, Luis Borralho, reforçou que um dos objetivos é chamar a atenção da população para as questões ambientais e para o plantio consciente. "O plantio feito hoje em São Luís obedece a critérios e metodologias específicas. Temos equipes trabalhando no Plano de Arborização de São Luís, com essas diretrizes que vão garantir a harmonização dessas ações", explicou o gestor.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, destacou a importância da parceria para melhoria da infraestrutura de São Luís. "Em governos anteriores, o Estado e município não trabalhavam em parceria e a população era a principal prejudicada. Agora isso mudou. O trabalho do governador Flávio Dino em parceria com o prefeito Edivaldo otimiza a aplicação dos recursos públicos e agiliza a busca de soluções. Ambos somam esforços na melhoria da qualidade de vida das pessoas", observou Noleto.


BENEFÍCIOS

A Praça Frei Antônio será um espaço de lazer e integração da população, nos moldes do que já acontece na Praça da Lagoa, também construída pelo Governo com parceria da Prefeitura.

Os moradores que vivem próximo à praça estão felizes com o trabalho que está sendo realizado no local. A rua no entorno do espaço já ganhou calçamento em bloquete e a praça, quando os serviços forem concluídos, vai ganhar playground, área de convivência, bancos e ficará mais iluminada.

"Para nós, que vivemos aqui, essa é uma obra de muita relevância para o local. A Lagoa da Jansen é um espaço muito bonito, mas esse local, em especifico, era bem feio e mal aproveitado. Agora vai ganhar o valor que merece", disse a comerciante Maria da Graça Martins que mora no local há 23 anos.

A manicure Rosa de Fátima Ramos, que também mora no local há mais de 20 anos, também aprovou. "Aqui era um depósito de lixo e agora vai ser uma praça bem arborizada. Para mim, é uma obra de muito valor. Vamos ter mais uma área de lazer", disse, feliz.

 

"Antes a gente sai de casa e só via lixo. Agora, mesmo os serviços ainda em fase de conclusão, já podemos ver que vai ficar muito bonito", completou o estudante, Samy Pereira, que mora em frente ao local onde está sendo construída a praça.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem