agencia

Notícias

Atualizado em 18/11/2016 às 16h05

Passeio náutico é nova opção de rota turística incentivada pela Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Passeio náutico é nova opção de rota turística incentivada pela Prefeitura de São LuísA bela Ilha de São Luís vista a partir do mar em agradáveis passeios na Baía de São Marcos a bordo de embarcações tipo Catamarã. Esta é a proposta da Prefeitura de São Luís, que pretende consolidar junto ao trade turístico local, turismólogos, guias de turismo e agentes de receptivos, além de funcionários de órgãos ligados ao turismo, o Passeio Náutico como proposta de exploração turística das belezas naturais e arquitetônicas da capital do Maranhão.

Como forma de fortalecer essa ideia, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) tem oferecido passeios náuticos pela Baia de São Marcos. O último foi realizado na sexta-feira (18). "A ideia é fazer com os profissionais do setor conheçam o roteiro de forma que possam transmitir com mais propriedade a nova alternativa e saibam divulgar e vender produto, para encantar cada vez mais o turista com as nossas belezas. A Prefeitura tem um posto de receptivo que faz esse trabalho, portando, precisa dotar os técnicos que atuam no local de todas as informações necessárias sobre o serviço", afirmou a titular da Setur, Socorro Araújo.

Para a coordenadora de Promoção Turística da Setur, Ana Valeska Antunes, o passeio vale muito à pena. "Enquanto desfrutamos do passeio pela orla, regado a um bom repertório musical, podemos apreciar algumas localidades da cidade, e receber do guia diversas informações. Esta é sempre uma experiência única de lazer", afirmou ela.

Segundo a secretária, o passeio já vem sendo realizado desde o ano passado, pela empresa de turismo Brittur, com apoio institucional da Setur, mas está aberto à exploração por todo o trade local. "A aceitação tem sido excelente e a cada dia recebemos o número maior de turistas e moradores interessados em realizar o passeio", afirma o empresário Henrique Brito, proprietário da Brittur.

Ele atribui o sucesso da rota aos diversos atrativos que o passeio proporciona: sol, mar, céu azul, vista panorâmica e belezas naturais, elementos muito apreciados por turistas de todas as partes do mundo e também por nativos. O passeio é feito semanalmente, de acordo com o horário da maré, e dura em média duas horas e meia. O catamarã sai da Ponta d´Areia, adentra pelos canais do rio Anil, onde as pessoas podem contemplar as belezas dos manguezais maranhenses; retorna pela Beira-Mar, circundando o Espigão Costeiro, até o desembarque na Prainha da Ponta d'Areia.

Além do passeio tradicional, o serviço oferece ainda alternativas em horários diferenciados, como ao por do sol e em dia de lua cheia. A rota inclui também paradas para banho. O valor por pessoa é de R$ 50,00.

O guia de turismo, José Ribamar da Costa, 37 anos, foi um dos profissionais do setor turístico que participaram do passeio experimental. "Eu achei muito importante a experiência que vamos oferecer aos visitantes. Só fazendo mesmo a rota para ter a visão real do passeio e, assim, conseguirmos vender o produto com mais conhecimento de causa", disse ele.

"O passeio nos permitiu conhecer de perto o que divulgamos, pois nos proporcionou ter uma ampla visão do produto. Não temos como divulgar um serviço que não conhecemos. Agora me sinto mais segura em apresentar o serviço", disse a agente de receptivo, Cristiane Viegas, 48 anos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem