agencia

Notícias

Atualizado em 21/11/2016 às 17h39

Segurança Alimentar será debatida em fórum realizado pela Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Segurança Alimentar será debatida em fórum realizado pela Prefeitura de São LuísA alimentação adequada e regular contribui para a saúde e garante dignidade ao ser humano. Cabe às gestões a execução de políticas públicas que promovam o acesso ao alimento seguro a quem mais precisa. Este é o foco dos debates do IV Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Luís, que vai discutir o tema "Gestão municipal:  a importância da Segurança Alimentar e Nutricional". O evento tem como objetivo debater a política, os progtamas desenvolvidos e os resultados destas ações na capital. O fórum é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís e será realizado dia 28 deste mês, na sede da Fiema (Cohama).

Coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), com apoio do Sesi, o evento conta na programação com palestras, oficinas, mini cursos e a participação de representantes dos movimentos sociais e da produção rural. Na ocasião, será feita homenagem às mulheres agricultoras integrantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Equipes do Sesi apresentam painel sobre o tema.

"A proposta é discutir os rumos da Segurança Alimentar na gestão pública, propor medidas para potencializar os programas e identificar meios para o maior acesso da população ao alimento seguro", explica a titular da Semsa e nutricionista, Fatima Ribeiro.

O fórum vai reunir poder público, sociedade civil e beneficiários dos projetos para colocar em debate as ações municipais no setor. O momento é de grande importância para a troca de experiência e o debate de ideias possibilitados pelo evento. "Assim como nos eventos anteriores, vamos promover o debate sobre a questão e suscitar a participação de todos pelo acesso aos alimentos aos que mais precisam, pois, sem segurança alimentar não se tem uma saúde adequada, não se tem qualidade de vida", enfatiza a titular da Semsa, Fatima Ribeiro.

INTEGRAÇÃO

O fórum pretende ainda promover a articulação e integração entre as prefeituras da Região Metropolitana, entidades da administração pública, agricultores familiares e estudantes do curso de Nutrição.

Durante o fórum, as ações e programas desenvolvidos pela Semsa serão colocados em pauta. Entre estes, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – um dos mais importantes da área -, Programa Leite na Escola e Peixe Solidário e as ações do Eixo de Educação e Geração de Emprego e Renda.

Fatima Ribeiro lembra que ao assumir a pasta recebeu a determinação do prefeito Edivaldo para consolidar esta política envolvendo todos os seus atores. "Vamos mostrar que esta política promove um grande impacto na gestão municipal e experiências exitosas da Semsa, que de forma planejada, estruturada vem combatendo a fome e defendendo a educação alimentar e nutricional", enfatiza a titular da Semsa.

A secretária ressalta ainda que o evento é promovido em momento muito oportuno com a definição das estratégias para a implantação das novas políticas na área e conclusão do planejamento para a segunda etapa do PAA. Fatima Ribeiro pontua que, pela primeira vez, as populações beneficiadas podem contar com este programa na modalidade doação simultânea, na qual a compra é direta com o produtor para ser distribuída aos beneficiários. Em sua primeira etapa, o programa distribuiu cerca de 350 toneladas de alimentos a mais de 30 mil famílias.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Segundo o superintendente de Ações Comunitárias da Semsa, Augusto César Rodrigues, um dos pontos significativos do evento é a divulgação das políticas de Segurança Alimentar e seus resultados para o público atendido. "O debate será sobre as ações e estratégias que precisam ser adotadas pelo poder público, em parceria com a sociedade civil, para a construção de um sistema de Segurança Alimentar sustentável e acessível e consolidação da política", disse.

O cronograma do fórum conta com duas palestras. "Cenário brasileiro, maranhense e municipal de (in) segurança alimentar e nutricional da população", que será seguida da exposição de pesquisa sobre o tema. A outra palestra trata da "Implantação e o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e estratégias orçamentárias".

Ainda na programação, mesa redonda com o tema "Gestão pública e os desafios para a promoção e garantia da Segurança Alimentar e Nutricional", além de painel com as experiências da Semsa. Serão tratados ainda ações conjuntas dos membros da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), composto por órgãos municipais e estadual. Ele informa que os programas e ações da Semsa são monitoradas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) seguindo as diretrizes da Caisan.

SAIBA MAIS


Interessados já podem realizar inscrição para participar do Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Luís. Basta solicitar a ficha de inscrição pelo email: forum2016.semsa@gmail.com, podendo ser impressa e após o preenchimento, entregue na sede da Semsa, à Rua Celso Magalhães, Centro (próximo à Delegacia de Homicídios); ou entregue também via email. As inscrições podem ser feitas até dia 24 deste mês. Os participantes receberão certificado ao final do evento. Mais informações pelo 3212-8350.

Ficha de Credenciamento: IV Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional para Sustentabilidade de São Luís

 

 Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem