agencia

Notícias

Atualizado em 25/11/2016 às 18h02

Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Luís inicia nesta segunda-feira (28)

Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Luís inicia nesta segunda (28)

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Luís inicia nesta segunda-feira (28)O debate de políticas públicas, sugestões para avaliar os programas de Segurança Alimentar da Prefeitura de São Luís e seus impactos na população. Esses assuntos vão pontuar as palestras e mesas redondas do IV Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Luís. O evento vai discutir o tema "Gestão Municipal: a importância da Segurança Alimentar e Nutricional" e será realizado dia 28 deste mês, no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), na Cohama.

O Fórum inicia com o painel "Experiências da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar de São Luís", que será apresentado pela titular da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fátima Ribeiro. "O objetivo deste fórum é debater a importância da política na gestão pública dos municípios, incentivar os novos gestores para incluir a política como direito humano garantido pela Constituição de forma permanente e não somente emergencial", explicou a titular da Semsa.

Para a secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande, o fórum é um momento pertinente para a discussão das diferentes políticas públicas, no que refere à Segurança Alimentar e à transversalidade da pasta. "Nós entendemos como prioridade a continuidade dos serviços iniciados na gestão do prefeito Edivaldo. Os resultados alcançados estão na diminuição dos riscos na saúde da população atendida por nós, a mais vulnerável e, principalmente, conseguimos priorizar o público alvo desta política, que são os beneficiários do Bolsa Família", disse Andréia Lauande.

PARCEIROS

Participam ainda das discussões profissionais da área, pesquisadores e representantes de instituições parceiras. O programa Cozinha Brasil, desenvolvido pelo Sesi, será o foco da palestra "Repensando as estratégias para promoção da saúde e sustentabilidade", ministrada pela supervisora de Nutrição e Alimentação da entidade e responsável pelo programa, Vanessa Carvalho.

"Essa importante ação do Sesi tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e promover saúde, a partir de intervenções em educação nutricional", disse a supervisora. O Cozinha Brasil, a nível nacional, é exclusivo para o setor da indústria. Na Regional Maranhão viabiliza ações em diferentes setores, incluindo organizações privadas e públicas, escolas, instituições religiosas, prefeituras, entre outras.

PROGRAMAÇÃO

O IV Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional para Sustentabilidade de São Luís tem início às 8h, com credenciamento dos participantes. Às 9h45, apresentação do painel "Experiências da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar de São Luís", seguido de coffee break. As atividades retomam às 10h20, com a palestra "Cenário brasileiro, maranhense e local do estado de (in) segurança alimentar e nutricional da população". Às 11h tem debate.

No periodo da tarde a programação inicia às 14h com a palestra "A implantação e o fortalecimento do SISAN". A programação prossegue com a mesa de debates "Gestão Pública e os Desafios para a Promoção e a Garantia da Segurança Alimentar e Nutricional", coordenada pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável do município (Seplan), Pablo Rebouças; debate com os secretários municipais Fatima Ribeiro (Semsa), Andréia Lauande (Semcas), Cristiane Guedelha (Semapa) e Moacir Feitosa (Semed). O fórum encerra com a participação do Sesi na palestra "Repensando as estratégias para Promoção da Saúde e Sustentabilidade".

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem