agencia

Notícias

Atualizado em 01/12/2016 às 17h35

Prefeitura de São Luís realiza limpeza preventiva em canais e galerias da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís realiza limpeza preventiva em canais e galerias da capitalCanais e galerias da capital recebem ações de limpeza para retirada de lixo, vegetação, material arenoso e demais elementos que podem obstruir estes espaços. O trabalho é realizado periodicamente pela Prefeitura de São Luís, mas foi intensificado com a proximidade do período chuvoso evitando, assim, transtornos para a população. Serão alcançados cerca de 60 canais, galerias e também bueiros por toda cidade durante o trabalho.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, diz que o objetivo é retirar todo tipo de dejetos e resíduos que se acumulam nesses locais devido ao descarte irregular. "A ação é realizada durante todo ano e intensificamos nesse período para facilitar o escoamento das águas pluviais e prevenir a cidade contra enchentes e alagamentos", pontuou o titular da Semosp.

Na última sexta-feira (2), as equipes da Semosp estiveram no canal do Renascença II, atrás do shopping Tropical. De lá foram retiradas grandes quantidades de vegetação que obstruiam o canal como forma de evitar alagamentos nas imediações com a proximidade do período chuvoso. Para quem mora e frequenta o trecho, a ação é positiva.

A nutricionista Nayana Fontenelle, 35 anos, é moradora do bairro e disse já ter presenciado várias situações causadas pelos alagamentos na área da galeria. A nutricionista avalia que a limpeza é importante para que a galeria continue cumprindo sua função de escoar as águas. "Se estiver sempre limpo, a possibilidade de entupimento é muito menor e assim, quando chover, as águas vão escoar com a rapidez e eficiência que deve ser", disse a moradora.

Dono de uma loja no local, o empresário Marcelo Pitter Pedrosa, 28 anos, vê na ação uma medida significativa para que os canais e galerias estejam em funcionamento pleno. "Que venham sempre fazer esse trabalho para manter o local limpo e livre de lixo, para não acumular e não causar mais problemas quando chover", enfatizou o empresário.

O maior benefício da limpeza é a prevenção da saúde das pessoas, na opinião do motorista Sebastião Dias Lobato, 62 anos. Ele trabalha no trecho há vários anos e parabeniza o trabalho. "Eu acredito que ajuda a evitar proliferação de mosquitos, ainda mais com a dengue por aí, muita gente adoecendo. E também, quando chover, a água não vai ter dificuldade de escoar", explica.

Estão incluídos ainda os canais naturais e bocas de lobo situados em vários bairros da capital, sendo alguns em áreas consideradas críticas. Um destes locais é o Cohatrac, cujo canal é alvo de descarte de lixo constantemente. De lixo domiciliar até inservíveis como móveis velhos e entulho da construção civil são jogados no local. Em limpezas anteriores já foram retiradas o equivalente a 10 caçambas grandes de resíduos. "Esse serviço é uma das prioridades da secretaria para que com a chegada das chuvas não sejam causados problemas à população", reiterou Antônio Araújo.

AÇÃO DE LIMPEZA

Para a limpeza foi organizado um mapeamento dos locais com possibilidade de sofrer alagamentos e iniciado o trabalho preventivo, preparando a cidade para enfrentar o período chuvoso. "Nesta ação estamos intensificando os serviços dando prioridade às áreas de risco", disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos.

O processo de limpeza é realizado de forma mecanizada nos canais de concreto, canais naturais e grandes galerias com uso de escavadeiras, entre outros equipamentos de grande porte. No caso das bocas de lobo e bueiros, a desobstrução está sendo feita de forma manual e mecanizada, com um equipamento de hidrojato.

A ação já foi feita nos bairros Macaúba, Vila Apaco, Cidade Operária, São Cristóvão, Santa Rosa-Turu. Outras áreas que devem receber a limpeza e desobstrução são os canais da Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohab), Avenida Beira-Mar (Centro), Rua Cônego Frederico Chaves (Alemanha) e Rua do Arroz (Coroado), pontos do bairro Coroadinho, entre outros. Nesta quinta-feira (1º), o trabalho foi realizado no canal do Cohatrac.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem