agencia

Notícias

Atualizado em 06/12/2016 às 16h13

Prefeitura intensifica trabalho de limpeza no circuito de festividades de final de ano

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura intensifica trabalho de limpeza no circuito de festividades de final de anoA Prefeitura de São Luís está intensificando o trabalho de limpeza nas principais áreas da cidade, utilizadas como circuito para as festividades de final de ano. As ações, realizadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), contemplam serviços de capina, roçagem, raspagem e pintura de meios-fios.

"São serviços que já realizamos dentro de uma programação específica, mas que estamos intensificando para deixar a cidade mais bonita e aprazível para as festas de final de ano, preparando os ambientes de grande concentração popular para receber bem a população e os visitantes", disse o titular da Semosp, Antônio Araújo.

Um dos locais onde estão sendo realizados os serviços é a Avenida Litorânea, área de maior concentração de pessoas nas celebrações de virada do ano, em São Luís. Ao longo de toda a orla, 114 homens divididos em seis equipes de trabalho executam serviços de raspagem do excesso de areia na pista, pintura de meios-fios e capina das encostas e dunas. As áreas de acesso às praias também estão recebendo serviços de limpeza.

Os serviços se estenderão nos próximos dias para outras áreas da capital, onde também são realizadas programações festivas e religiosas, como o Largo da Conceição, no Monte Castelo; Praça Pedro II e áreas do Centro Histórico, onde já foram iniciados os trabalhos de limpeza. Os serviços serão intensificados, durante esta semana, também em outros bairros da capital, como Cidade Operária, nas proximidades da Barraca de Pau; São Cristóvão, Cohaserma, Vinhais, entre outros.

A aposentada Maria do Carmo Oliveira, 63 anos, considera importante os serviços de preparação da cidade para as grandes festas de final de ano. "Toda a cidade entra no clima festivo. Se preparamos nossa casa para as celebrações, a cidade também tem que estar bonita e limpa para as comemorações", disse ela, enquanto fazia sua caminhada matinal pela orla da Avenida Litorânea.

CANAIS

Além desse trabalho, a Semosp está desenvolvendo ainda uma programação de serviços de limpeza e desobstrução preventivas dos canais e bocas de lobo da capital. A medida visa facilitar o escoamento das águas pluviais e prepará-los para o período chuvoso, evitando as inundações e alagamentos nessas áreas.

Nesta terça-feira (6), os trabalhos se concentraram no Canal Gangan, no Turu, onde máquinas escavadeiras realizaram serviços de dragagem para retirada de dejetos e resíduos que se acumulam no leito do canal, devido ao descarte irregular. A mesma operação foi realizada também nos canais do Cohatrac, do Renascença II, atrás do shopping Tropical, na da Vila Janaína.

Estão incluídos ainda os canais naturais e bocas de lobo situados em vários bairros da capital, sendo alguns em áreas consideradas críticas. A ação já foi executada nos bairros Macaúba, Vila Apaco, Cidade Operária, São Cristóvão, Santa Rosa-Turu. Outras áreas que devem receber a limpeza e desobstrução são os canais da Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohab), Avenida Beira-Mar (Centro), Rua Cônego Frederico Chaves (Alemanha) e Rua do Arroz (Coroado), pontos do bairro Coroadinho, entre outros.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem