agencia

Notícias

Atualizado em 07/12/2016 às 17h55

Prefeitura avança com obras de intervenções no trânsito da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís está avançando com a realização de intervenções no traçado geométrico em dois trechos da cidade. Na Avenida Daniel de La Touche, em frente ao Shopping da Ilha, no bairro Maranhão Novo, e na Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades da Delegacia do Trabalho, na Cohab, a Prefeitura realiza obras com o objetivo de garantir mais fluidez no trânsito e segurança aos pedestres. Os serviços são executados em parceria com o Shopping da Ilha, na região do Maranhão Novo e na Cohab, em parceria com a faculdade Pitágoras.

"A Prefeitura está realizando, em parceria com o Shopping da Ilha, a modificação de toda a sinalização horizontal e vertical das pistas, para dar mais fluidez no trânsito e prevenir engarrafamentos. Estamos também ampliando o acesso para veículos nos dois sentidos da avenida Daniel de La Touchè", explicou o secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros.

O secretário garante que com as modificações realizadas nestes pontos, haverá melhoramento do fluxo do trânsito nas imediações do shopping e entrada principal do bairro Maranhão Novo e adjacências, como Bequimão, Rio Anil e outros.

"No trecho que eu moro o engarrafamento é muito grande e já não tem horário. Eu acredito que com essa intervenção vai desafogar mais, porque vai ter uma alternativa para fazer fluir o volume de carros", disse o vigilante Leandro Baldez Ribeiro, 32 anos, que mora há cinco anos no bairro Ipase.

MODIFICAÇÕES

Com as modificações na Avenida Daniel de La Touchè, os veículos que estiverem trafegando no sentido Cohama-Ipase poderão acessar o shopping contornando a pista de acesso à direita, após o Hospital de Nefrologia, nas proximidades do elevado. No local onde há uma rotatória de acesso ao estacionamento do estabelecimento comercial, o condutor terá como opção contornar à esquerda, seguindo em linha reta em mão única até retornar à avenida. No cruzamento, será instalado um conjunto de semáforos que controlará o trânsito para acesso direito ao Maranhão Novo e para retornar no sentido do elevado da Cohama.

O serviço prevê ainda a ampliação das pistas de acesso a retornos. "Estamos abrindo seis faixas, sendo duas em direção à Cohama e duas em direção ao Maranhão Novo e mais duas em direção ao Caratatiua", cita o secretário da SMTT.

Para o taxista Marco Antônio Martins, 46 anos, a intervenção no Ipase vai melhorar a fluidez do tráfego e a segurança. "É justamente no ponto onde mais são feitas 'barbeiragens'. Um acidente aqui é fácil de acontecer, por imprudência de condutores. Vai ficar melhor para quem anda a pé e mais tranquilo para quem é motorista", disse.

"Estamos resolvendo o problema do engarrafamento que acontecia em horários de pico no trecho da avenida Daniel de La Touche e que colocava em risco a vida das pessoas, causando também grandes transtornos", afirmou o secretário Canindé Barros.

COHAB

No bairro Cohab, no trecho próximo ao supermercado Mateus, a Prefeitura também vai ampliar vias e modificar a geometria do trânsito. As modificações do traçado geométrico visam desobstruir o trânsito em um cruzamento semafórico próximo ao supermercado.

Joelson Torres Almeida, 25 anos"O engarrafamento aqui é qualquer hora do dia e complica muito a vida andar por aqui. Com certeza essa pista alargada com alteração na sinalização vai trazer mais agilidade ao trânsito", disse o porteiro Joelson Torres Almeida, 25 anos, que trabalha no Cohatrac.

"Boa ideia essa obra. Aqui estava mesmo precisando alguma readequação. Hoje a gente não pode perder tempo em engarrafamento e é bom saber que a cidade está sendo modificada com essas alterações no trânsito, que são importantes. Vai organizar melhor o trânsito e a gente vai economizar tempo", disse o autônomo Francisco dos Santos Correia, 21 anos, que trabalha na Cohab.

A Prefeitura de São Luís vem executando intervenções no traçado geométrico da cidade em trechos que apresentavam estrangulamentos constantes, oferecendo perigo aos transeuntes e condutores de veículos. Estas modificações integram o Plano Estratégico de Melhoria para o Trânsito implementado pela SMTT desde 2013 com reflexo na melhoria da mobilidade urbana.

Entre as intervenções já realizadas estão Anel Viário; avenida dos Holandeses, entrada da praia de São Marcos; avenida Carlos Cunha, no Jaracati; e avenida Colares Moreira, no Renascença; Curva do 90, no Vinhais, que proporcionaram mais organização ao trânsito, melhorando com isso a trafegabilidade do transporte público que serve à capital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem