agencia

Notícias

Atualizado em 14/12/2016 às 17h10

Prefeitura divulga balanço de qualificações oferecidas pela Escola Municipal de Governo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Cerca de 5 mil servidores municipais foram beneficiados, este ano, com cursos de capacitação e atualização realizados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem). A Eggem integra a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e é responsável por oferecer qualificação e formação ao quadro de profissionais do município.

Os resultados foram apresentados na tarde desta quarta-feira (14) durante o Encontro com Agentes de Capacitação de RH, da Rede Municipal de Capacitação de Servidores. "É um momento para certificarmos nossos agentes pelo trabalho desenvolvido ao longo da gestão, parabenizá-los pelo trabalho e também confraternizar e agradecer essa parceria exitosa", enfatizou o secretário municipal de Planejamento, José Cursino.

Na ocasião, os participantes assistiram palestra sobre o trabalho da Eggem e acompanharam a apresentação do relatório geral das ações executadas nos últimos quatro anos. Ainda no evento, foi divulgada agenda preliminar do plano de trabalho para 2017. A diretora da Eggem reitera que as capacitações oferecidas têm como foco melhorar os níveis de desempenho de gestão e políticas públicas. "Outro viés destas capacitações é a plena satisfação do cidadão, atendendo necessidades de qualificação permanente e aprendizagem", reitera a diretora da Eggem, Maria Eugênia.

A coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Lulbia Gouveia, elogiou a iniciativa e destacou o ganho para os servidores. "Foi muito gratificante esse trabalho com a Eggem na qualificação de servidores. Vejo como benefícios a melhoria do trabalho que realizamos nas secretarias e a oportunidade de se capacitar em áreas diversas, diminuindo custos e agilizando o trabalho", avaliou.

No cronograma de capacitações, a servidora destacou o curso Administrador de Redes, do qual participou e que lhe possibilitou resolver problemas corriqueiros no trabalho. "Facilitou muito e os multiplicadores formados hoje resolvem as questões com mais agilidade", avaliou.

A servidora pontuou ainda que cursos com esta abrangência devem ser oferecidos sempre. "São oportunidades de conhecimento para o colaborador, solução rápida de problemas e contenção de custos", disse Lulbia Gouveia.

A coordenadora de Qualidade da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Sílvia Regina Targino, avaliou como extremamente importante o trabalho parceiro entre Eggem e secretarias municipais. "A capacitação soma na melhoria do trabalho e estimula a valorização do servidor. Quem ganha é a administração pública como um todo, que poderá prestar um serviço melhor à população", disse.

Cada secretaria possui um representante que atua como agente de capacitação em parceria com a Eggem, visitando, participando das reuniões e levando as informações aos seus órgãos. O trabalho consiste na elaboração do cronograma de cursos a ser executado, a partir de sugestões dos próprios servidores. A Prefeitura de São Luís possui 65 agentes de capacitação de RH, sendo um titular e um suplente por instituição - incluindo o Socorrão I e II e a Casa dos Conselhos.


SAIBA MAIS
A Eggem oferece cursos de capacitação e técnicos em diversas áreas, incluindo educação, administrativo, gestão e tecnologia de informática. Na lista constam ainda cursos em segurança do trabalho, gestão estratégica de pessoas, inglês, libras, administração pública municipal, formação de tutores, licitações e contratos, redação oficial e apoio pré-vestibular.

Para informar a programação, equipes da Eggem visitam as secretarias municipais divulgando o cronograma. O oferecimento destes cursos é uma forma de prestigiar e reconhecer os servidores. Além das capacitações de caráter geral, a instituição também promove cursos de qualificação direcionados a secretarias específicas como Saúde (Semus), Trânsito e Transportes (SMTT), Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e da Criança e Assistência Social (Semcas).

Podem participar dos cursos servidores municipais em exercício nas secretarias e órgãos da Prefeitura de São Luís. A Eggem está situada à Rua das Andirobas, 26- Renascença e atende de segunda a quinta, das 13h às 19h; e na sexta-feira, das 8h às 14h.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem