agencia

Notícias

Atualizado em 16/12/2016 às 16h56

Prefeitura avança na urbanização de área na Península com calçamento e ciclovia

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura avança na urbanização de área na Península com calçamento e cicloviaA Prefeitura de São Luís finalizou a execução do passeio público com alambrado de proteção da área de preservação ambiental em um trecho de cerca de 800 metros na Avenida Nina Rodrigues – Península da Ponta d'Areia. A área ganhou calçamento sinalizado com piso tátil e uma ciclovia. A atividade se insere no conjunto de ações realizadas pela Prefeitura de revitalização de logradouros públicos, tendo como foco a integração e a inclusão social. 

O secretário da Semosp, Antônio Araújo, disse que as obras em vias públicas de São Luís melhoram a vida dos moradores e transformam a rotina da cidade, tornanda-o mais segura e agradável para todos. "A Prefeitura de São Luís não tem medido esforços para garantir serviços de qualidade à população", destacou o secretário.

O local onde o passeio foi construído é ladeado por uma grande área verde. Antes, a área não tinha alçamento e a iluminação era pouca, o que trazia risco de acidentes e de assaltos e estava sendo usada como área de descarte irregular de lixo. Como complemento do trabalho realizado pela Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh), a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) recuperou todo o pavimento da via e melhorou a iluminação do local. Hoje o espaço é outro: mais seguro e com boa infraestrutura que de longe lembra o que era antes.

ACESSIBILIDADE

O trabalho incluiu ainda implantação de rampa, que garante acessibilidade a pessoas com deficiência. "Toda essa extensão era totalmente desprotegida. Era utilizada só para descarte de material de construção. Caminhões betoneira deixavam resto de concreto nessse local. Ou seja, era uma área totalmente desprotegida, sem atrativo nenhum, e que agora está recuperada", enfatizou a coordenadora de Operações Urbana da Semurh, Joseana Cristina Morais Anchieta.

Quem mora ou transita nas proximidades aprovou o trabalho realizado pela Prefeitura. "A obra valorizou a área de proteção ambiental e também garante mais segurança para que mora ou trabalha nesta região", disse Manuela Pereira, que trabalha em um pet shop localizado na avenida.

O trabalhador Mosiel Rodrigues, de São José de Ribamar considerou positiva a construção do passeio público. "Melhorou muito. Nem tem comparação com aquilo que era antes. Principalmente para evitar que malandro nos assaltasse a caminho do serviço", recordou.

 

A opinião é compartilhada pelo guincheiro Paulo dos Anjos, morador da Vila Embratel, que utiliza a via para se deslocar para o trabalho durante duas vezes ao dia de segunda a sexta-feira. "Agora tá cem por cento. Com essas grades podemos andar com tranquilidade e essa ciclovia tenho como trazer minha bicicleta", disse dos Anjos.

 

 

 

 

 

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem