agencia

Notícias

Atualizado em 21/12/2016 às 17h15

Prefeitura realiza operação "Natal Seguro" para garantir segurança de banhistas em São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

De 2013 até o fim deste ano, o Corpo de Salva-Vidas conseguiu reduzir o índice de afogamento nas praias de cobertura

Visando a segurança dos banhistas durante o período natalino e as festas de fim de ano, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) realiza até o início de 2017 a operação "Natal Seguro". A ação iniciou no último final de semana é coordenada pelo corpo de salva-vidas da Guarda Municipal. O objetivo é levar orientação aos banhistas e realizar ações de prevenção nas praias durante as festividades de natal e fim de ano.

A atenção estará redobrada nas praias do Olho D'água e Ponto D'areia, que registram um maior fluxo de banhistas nesse período. Segundo Edilson Menezes, coordenador do corpo de salva-vidas da Guarda Municipal, a Prefeitura de São Luís vai duplicar o efetivo nas praias durante esse período para garantir mais segurança pra quem vai curtir as férias e também as festas de fim de ano, na orla marítima de São Luís.

"Nesse período, o fluxo de banhistas aumenta muito. Por isso, é preciso que o contingente esteja preparado para atender a população em casos de afogamento e outras ocorrências, bem como atuar de forma preventiva, orientando a população", ressaltou.

Atualmente, o corpo de salva-vidas da Guarda Municipal atua nas praias do Olho D'Água e Ponta D'Areia, desenvolvendo serviços de salvamento a vítimas de afogamento, atendimento pré-hospitalar, atendimento a queimadura por caravelas, busca a crianças perdidas e ainda doação de sangue.

REDUÇÃO NO ÍNDICE DE AFOGAMENTO 

De 2013 até o fim deste ano, o Corpo de Salva-Vidas conseguiu reduzir o índice de afogamento nas praias de cobertura. Em 2013 foram registrados 17 casos. Já em 2014, foram registrados 16. No ano passado, os registros caíram ainda mais, apenas 10. Neste ano, até o momento, foram registradas apenas três ocorrências. 

O titular da Semusc, Breno Galdino, destacou que o principal fator para a diminuição foram as ações preventivas realizadas pela Prefeitura de São Luís, sob a coordenação do corpo de salva-vidas, todos os finais de semana. "As ações preventivas realizadas ao longo da gestão do prefeito Edivaldo foram um instrumento importante para a diminuição dos afogamentos nas praias de cobertura da Guarda Municipal. Os salva-vidas repassam a banhistas as medidas de segurança ao entrarem na água e quais os primeiros cuidados ao se perceber uma situação de perigo", ressaltou Breno Galdino.

                             Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem