agencia

Notícias

Atualizado em 22/12/2016 às 14h31

Prefeitura de São Luís proporciona novas opções de lazer para as férias com praças revitalizadas

Prefeitura de São Luís proporciona novas opções de lazer para as férias com praças revitalizadas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís proporciona novas opções de lazer para as férias com praças revitalizadas

Com as férias de fim de ano, a criançada se prepara para curtir os dias de folga da rotina escolar. Pais e mães devem ser criativos na escolha da programação de lazer e uma opção, que está bem pertinho de casa, são as praças. A Prefeitura de São Luís promoveu uma série de melhorias nestes espaços públicos com obras de construção, reforma e requalificação, deixando estes ambientes mais atrativos para as comunidades, e, principalmente, para as crianças. Os serviços foram executados em mais 30 praças pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e o Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e  transformou espaços deteriorados em locais de esporte, lazer e atividades culturais gratuitas e próximas de casa. 

Nas áreas reformadas, as famílias com suas crianças podem andar de bicicleta, passear, fazer caminhada, organizar jogos ou apenas passar o tempo contemplando a paisagem. O presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Luís Carlos Borralho, ressaltou que as praças e espaços públicos têm hoje uma realidade melhor, a partir das ações da Prefeitura. "Isso é percebido, não apenas esteticamente, como também no sentimento de pertencimento das famílias. Hoje, além do lazer, esporte e entretenimento, estes espaços proporcionam acolhimento aos públicos de todas as idades e para as crianças, nestas férias, são um atrativo a mais", disse Luís Borralho.

Na Vila Palmeira, a Praça da Criança foi toda revitalizada e em nada lembra o antigo espaço sem estrutura e sem atrativos. É só chegar o fim de tarde que muitos meninos e meninas aparecem para brincar. O espaço ganhou escorrega, gangorra e balanço.

A autônoma Franciane Pinheiro Cardoso, 36 anos, diz que depois da reforma passou a frequentar mais o espaço. Ela lembra que antes era arriscado e depredado. "Não tinha opção para brincar com nossos filhos. Agora, tem onde as crianças brincarem, espaço para sentar e conversar. Nestas férias a gente vem direto para cá", diz.

Franciane levou os filhos Samara, de quatro anos e Carlos, de oito, para se divertirem no local. Os filhos aprovaram o espaço. "Eu venho brincar aqui bastante. Fico com meus amigos e tem bastante espaço. Gosto muito dessa praça. É perto da minha casa e tem brinquedos", disse o menino, que já está de férias. A Praça da Criança possui ainda aparelhos para prática de exercícios físicos, coreto e área para caminhada.

A Praça do Letrado, no Vinhais, é patrimônio da comunidade e está sempre ocupada pelas crianças, jovens e adultos em atividades de lazer ou no bate papo. É o principal ponto de encontro de quem mora na localidade. O espaço amplo também  foi completamente recuperado pela Prefeitura e possui áreas comuns para pessoas de todas as idades, promovendo a integração social.

As crianças podem aproveitar uma ampla área livre para brincadeiras e área de brinquedos. A jovem Nethelly Karla, oito anos, estava acompanhada da avó e do irmão para curtir o fim de tarde nos atrativos da praça. "Eu gostei muito da nova praça porque instalaram novos brinquedos. Sempre que venho eu brinco em todos, mas gosto mais do carrossel e da escalada", disse a menina.

Para a avó, Isabel Cristina Cabral Santos, 58 anos, a praça é alternativa para as crianças se divertirem com segurança. "Nesse período de férias deles é preciso encontrar o que fazer para distrair. Nada melhor que ter um espaço desses, perto de casa, cheio de opções e o melhor, tranquilo", disse avó. A nova praça possui ainda Arena de Beach Soccer, quadra poliesportiva, playground, novo calçamento, três mil metros de tapete de grama, equipamentos de ginástica e nova iluminação.

MAIS LAZER 

Outra praça que oferece opções de lazer para as crianças se divertirem nessas férias é a praça Irmã Gabriela Torselli, na Avenida Mato Grosso, no Turu. A área está cercada para a criançada, tem chão de areia e brinquedos adequados ao público infantil - um balancinho, um escorrega e uma gangorra que fazem a alegria dos pequenos.

A praça do Turu foi estruturada com uma academia de saúde, canteiros, arborização com plantio, recuperação do calçamento, pintura geral e instalação de rampas de acessibilidade. O espaço ganhou também nova iluminação, em LED.

No bairro Cohab Anil II, a Praça Ruy Frazão possui áreas de convivência e as crianças ganharam um coreto de madeira com escada para escalar. Abaixo deste, vários pontos de balanço. Uma gangorra ao lado completa o espaço de diversão.

A Praça das Árvores, no Cohatrac é outro espaço de lazer que atrai a criançada. Com a reforma ganhou diversos brinquedos - playground, balanço, escorrega e gangorra. A praça recebeu ainda novo calçamento em pedras, canteiros, serviços paisagísticos e de arborização, equipamentos para ginástica ao ar livre e nova sinalização.

CONJUNTO DE OBRAS

As ações de melhorias e revitalização das praças da capital contemplaram ainda as praças do Pantheon (Centro), Praça do Circo Escola (Cidade Operária); as praças da Camboa e Carlos Chaib (Camboa); Praça José de Ribamar dos Santos Corrêa (no bairro Rio Anil); Praça da Roxinha (Ipase de Baixo); Renascer e Ruy Frazão, (Cohab); as praças Verão, Praça Jackson Lago (Cohatrac), entre outros logradouros. A execução dos serviços tem a coordenação do Impur, da Secretaria de Habitação e Urbanismo (Semurh) e da Subprefeitura do Centro Histórico.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem