agencia

Notícias

Atualizado em 02/01/2017 às 16h11

Prefeitura realiza manutenção e plantio de mudas em canteiro central da Via Expressa

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O ano começou e com ele a execução de ações de revitalização e manutenção de áreas paisagísticas da capital. A primeira do ano, realizada pela Prefeitura de São Luís por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), é a manutenção do canteiro central da Via Expressa, um dos principais corredores de trânsito da capital. O local recebeu, ano passado, o plantio de mais de 600 mudas de Ipês.

De acordo com o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Luiz Carlos Borralho, a manutenção que deve durar cerca de uma semana e visa a reorganização e substituição dos chamados "tutores das mudas", que são estacas colocadas para dar sustentação durante o plantio e desenvolvimento das árvores.

"Esse é o período propicio para a realização dos serviços, principalmente por causa das chuvas que colaboram de forma natural para o crescimento das mudas. Além da reorganização e substituição, também vamos promover novo plantio, em substituição aos exemplares que foram arrancados do espaço por vandalismo", explicou o presidente.

Borralho também antecipou que, por determinação do prefeito Edivaldo, será feito durante todo o mês de janeiro um cronograma específico de plantio contemplando as praças públicas que possuem comitês gestores. "Serão plantadas cerca de mil mudas. Com o auxilio dos Comitês Gestores será possível não apenas o plantio de acordo com cada região, obedecendo às diretrizes do Plano de Arborização, como também a colaboração e fiscalização da comunidade para o crescimento saudável das plantas", destacou.

IPÊS 

De acordo com o Plano de Arborização, o plantio do Ipê é apropriado para a região em virtude de sua resistência a longos períodos de estiagem, além de sua bela florada. A espécie ainda é recomendável para rotatórias e praças.

O plantio de mudas em grande escala como fator de revitalização, está previsto no macroprograma São Luís Cidade Jardim, executado pela Prefeitura por meio do Impur. O programa trabalha a estruturação do paisagismo da cidade em oito eixos estratégicos: Jardim da Minha Empresa, Jardim da Minha Escola, Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada e Minha Árvore.

A meta estabelecida pelo plano para 2017 é arborizar toda a cidade com o plantio de cinco mil mudas de diferentes espécies obedecendo criteriosamente as diretrizes do Plano de Arborização da cidade.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem