agencia

Notícias

Atualizado em 03/01/2017 às 13h40

Juntas Militares de São Luís iniciam alistamento de jovens para seleção às Forças Armadas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Juntas Militares de São Luís iniciam alistamento de jovens para seleção às Forças Armadas BrasileirasA Prefeitura de São Luís, por meio da Junta de Serviço Militar 110, iniciou oficialmente no domingo (01), o alistamento de cidadãos que completam 18 anos em 2017. A inscrição para o Serviço Militar, que é obrigatória para pessoas do sexo masculino, pode ser realizada gratuitamente até dia 30 de junho deste ano, nas juntas do Monte Castelo e CSU da Cohab, ambas administradas pela Secretaria Municipal de Governo. Após esse prazo, é aplicada multa no valor de R$ 3,96 aos retardatários.

Segundo a coordenadora da Junta de Serviço Militar - Unidade Monte Castelo, Mariana de Lima Rodrigues, todos os cidadãos do sexo masculino que nasceram em 1999 devem efetivar seu alistamento, para que possam participar da seleção com vistas à sua integração às Forças Armadas Brasileiras ainda este ano ou para evitar as sanções previstas por lei para quem não realiza a inscrição obrigatória.

"Somente participam da seleção para servir as Forças Armadas Brasileiras, no ano em curso, os rapazes que se alistarem até dia 30 de junho. Quem o fizer depois desse prazo, só poderá ser selecionado para servir o Exército, a Marinha e Aeronáutica no próximo ano", frisou Mariana Rodrigues.

A coordenadora afirma que estão sendo ofertadas 220 vagas para soldados do Exército, em São Luís. A expectativa é que cerca de 12 mil jovens se alistem este ano, na capital maranhense, e passem pela seleção feita pelo 24º Batalhão de Infantaria Leve (24BIL).

A coordenadora explica ainda que o cadastramento pode ser realizado durante o ano todo, tanto para os jovens que completam 18 anos no período como para os retardatários que necessitam do Certificado de Reservista. Para a efetivação do alistamento é necessário apresentar Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento e uma foto 3x4. A inscrição pode ser realizada também de forma online, pelo site www.sermilweb.eb.mil.br.

"No caso de cidadãos que perderam os prazos de inscrição, é necessário que procurem o mais breve possível a Junta de Serviço Militar para que regularizem sua situação no setor competente. Contudo, pelo fato de estarem fora do prazo, a regularização será feita mediante o pagamento de uma multa", esclarece Mariana Rodrigues.

Após o alistamento, os cidadãos inscritos apresentam-se à Junta de Serviço Militar em data especificada pelo órgão, para tomarem ciência do local e data da seleção a ser realizada pelas Forças Armadas Brasileiras, com vistas à sua integração ou não no Serviço Militar.

A coordenadora lembra que há sanções para os cidadãos que não estejam em dia com o Certificado de Reservista, entre elas estão a impossibilidade de assumir cargos no setor público, assumir cargo por aprovação em concurso público, tirar título eleitoral, obter passaporte ou fazer a prorrogação do mesmo, realizar matrícula em estabelecimento de ensino, assinar contrato com os governos Federal, Estadual ou Municipal, entre outras restrições.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem