agencia

Notícias

Atualizado em 04/01/2017 às 17h16

Governo e Prefeitura realizam intervenções para melhoria do tráfego na região metropolitana

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Governo e Prefeitura realizam intervenções para melhoria do tráfego na região metropolitanaA Prefeitura de São Luís vem investindo na melhoria da mobilidade urbana com intervenções geométricas e reordenamento do tráfego em mais de uma dezena de pontos nos principais corredores urbanos da cidade. As intervenções próximas ao aeroporto - já entregues à população - e na região da Cohab, Forquilha e Forquilhinha são feitas por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Ambos estão dando celeridade aos trabalhos para colocar fim, o mais rápido possível, aos pontos de estrangulamento do trânsito, garantindo mais rapidez e segurança para motoristas e pedestres.

A partir do novo traçado que está sendo feito na rotatória da Forquilha, o objetivo é dar melhor fluidez ao tráfego, reduzir o tempo de percurso entre os destinos e, consequentemente, solucionar os congestionamentos na região.

O trabalho foi iniciado pelos serviços de alargamento dos canteiros centrais nas imediações do Pop Center (Cohab), e da pista no sentido Cohab-Forquilha, atualmente em fase de conclusão. Todo atual traçado geométrico será alterado e o projeto prevê a retirada total tanto da rotatória principal da Forquilha como da rotatória da Forquilhinha.

Na rotatória maior, será criado um cruzamento semafórico de dois tempos, permitindo a fluidez de veículos em dois sentidos: em direção ao Anil/Maiobão e Maiobão/Anil. Já na atual rotatória da Forquilhinha, serão criadas alças para direcionar o fluxo no sentido Maiobão/Anil; Maiobão/Cohab e vice-versa.

As alterações do trânsito na área incluem ainda a criação de novas alças de retorno na Avenida Guajajaras, nas proximidades do Centro Elétrico; e outra na Cohab, próximo ao Terminal de Integração, para permitir o escoamento dos veículos nos sentidos Anil/Cohab/aeroporto/Anil.

"Na Avenida Guajajaras, nas proximidades do Centro Elétrico, será construído um retorno de alças, para que as pessoas que venham do Maiobão, por exemplo, em direção ao aeroporto, dobrem à direita ao chegarem no novo cruzamento semafórico que será criado na Forquilha. Os motoristas vão se dirigir até próximo às imediações do Terminal de Integração da Cohab, onde será criada outra alça de retorno, e de lá retornam em direção ao aeroporto", explicou o secretário de Trânsito e Transporte (SMTT), Canindé Barros.

O secretário esclarece ainda que, quem vier do Anil sentido Cohab, terá que dobrar à direita ao chegar no novo cruzamento semafórico da Forquilha, seguindo primeiro para a Guajajaras - em direção ao aeroporto - até chegar à alça nas imediações do Centro Elétrico, onde fará o retorno em direção à Cohab.

As pessoas que seguirem no sentido Ribamar/Anil e vice-versa poderão passar direto pelo cruzamento semafórico que será instalado no lugar onde hoje é a rotatória da Forquilha, sem necessitar utilizar as demais alças criadas.

FORQUILHINHA

Outra alteração do traçado geométrico da região será feita nas imediações do primeiro posto de gasolina, antes de chegar na Forquilhinha. A alteração vai valer para quem trafega no sentido Maiobão/Anil ou Maiobão/Cohab. Ali será criada uma via à direita, saindo na MA-202 (Estrada da Maioba), que direcionará o fluxo até a Forquilhinha.

"São todas intervenções inteligentes que vão resolver de forma definitiva os problemas de engarrafamentos na área. As alterações no traçado geométrico da região vão proporcionar melhorias no trânsito que talvez não fossem resolvidas por um elevado ", afirmou Canindé Barros.

Além dessas intervenções na Forquilha, o titular da SMTT diz ainda que a Prefeitura de São Luís já está trabalhando no projeto para solucionar também os problemas de congestionamento na rotatória da Avenida Guajajaras, que dá acesso ao terminal de Integração do São Cristóvão; na rotatória da Cohab, para melhorar o trânsito entre o Atacadão/Macro e o Mateus da Cohab; na rotatória da Cohama até a antiga rotatória do Roque Santeiro (Bequimão); na rotatória que dá acesso à Avenida Santos Dumont, no São Cristóvão; e no acesso da Cohab para o Cohatrac.

"Todas essas intervenções vão somar às realizadas na Forquilha, para que tenhamos uma fluidez melhor em todo o corredor viário da região e não apenas na área da Forquilha".

Entre os serviços estruturantes já executados no local e que antecedem a fase de alteração geométrica, está a drenagem profunda em ruas da região, que ficavam alagadas em época de chuvas. Entre elas, a rodovia MA-202, a Estrada da Maioba, que já recebeu rede de canalização profunda e pavimentação – como parte das obras executadas em parceria entre estado e município.

No bairro Sítio São Raimundo, que fica entre as rodovias MA-201 e MA-202, as ruas e travessas já foram pavimentadas, na área conhecida como Forquilhinha, que também recebeu rede de drenagem para impedir os alagamentos.

VISITA

Para conferir de perto o status das obras, o governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo, além dos prefeitos de São José de Ribamar, Luís Fernando e Paço do Lumiar, Domingos Dutra, visitaram na última segunda-feira (2) os serviços que estão sendo executados na Forquilha e que vão impactar positivamente no trânsito dos três municípios.

O governador Flávio Dino destacou que a intervenção beneficiará cerca de 1,5 milhão de pessoas, resolvendo um problema crônico na MA 201. "Realizamos, de forma progressiva, os avanços que abrangem a Região Metropolitana da Ilha de São Luís, o que traz muitos benefícios aos moradores e visitantes", disse o governador.

O prefeito Edivaldo explicou que as obras encontram-se em estágio avançado, principalmente no que se refere aos serviços de drenagem e que parte das ruas já estão pavimentadas.

"Obra muito importante que visa desafogar o trânsito na estrada de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, dando maior fluidez aos veículos na área da Forquilha e os maiores beneficiados serão os moradores dos três municípios. Uma parceria com o governador Flávio Dino, visando o projeto de metropolização da Ilha de São Luís", disse o prefeito Edivaldo.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem