agencia

Notícias

Atualizado em 09/01/2017 às 14h38

Prefeitura realiza trabalho preventivo de desobstrução de galerias, canais e bueiros

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura realiza trabalho preventivo de desobstrução de galerias, canais e bueirosA Prefeitura de São Luís está desenvolvendo uma programação de limpeza e desobstrução de galerias, canais e bueiros em diversos pontos da capital, devido ao início do período chuvoso. Nesta segunda-feira (9), as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realizaram o trabalho em pontos da Avenida João Pessoa, no bairro João Paulo; e da Curva do Noventa, no Vinhais.

A ação, de caráter preventivo, retira resíduos sólidos e dejetos conduzidos pela água da chuva e que se acumulam nesses locais. O trabalho visa evitar o entupimento das galerias e canais dispostos ao longo das vias públicas, para facilitar o escoamento das águas pluviais.

"Nós executamos periodicamente ações similares para prevenir possíveis inundações nessas áreas e proporcionar mais tranquilidade aos moradores e motoristas que transitam pelo local. Nesta etapa, estamos intensificando os serviços com a chegada das chuvas, dando prioridade às áreas onde verifica-se grande acúmulo de resíduos, portanto, mais suscetíveis a entupimentos e alagamentos ", disse o titular da Semosp, Antônio Araújo.

Ainda esta semana, outros pontos serão contemplados pelo serviço de limpeza e desobstrução, entre eles todas as galerias dispostas ao longo das avenidas Beira-Mar e Franceses.

A retirada de lixo, vegetação, material arenoso e demais elementos que podem obstruir estes espaços é realizada de forma mecanizada, com uso de escavadeiras hidráulicas, caminhões munck, entre outros equipamentos de grande porte. No caso das bocas de lobo e bueiros, a desobstrução é feita de forma manual e mecanizada, com um equipamento de hidrojato.

As equipes de trabalho realizam, ainda, serviços de manutenção nos trilhos e tampas de galerias e bocas de lobo danificados, além de reposição de peças quebradas, entre outros serviços. Para a realização desse trabalho foi elaborado um mapeamento dos locais com possibilidade de sofrer alagamentos, o que norteou a programação dos serviços que vêm sendo executados.

O secretário Antônio Araújo faz um alerta à população para evitar o descarte irregular de resíduos sólidos e dejetos na via pública, principal motivo do acúmulo de lixo e, consequentemente, do entupimento das galerias e dos alagamentos. Ele explicou que até as tubulações com grandes dimensões, que têm a finalidade de carrear as águas das chuvas para os rios, são prejudicadas pelo excesso de lixo descartado irregularmente. Entre os materiais encontrados na tubulação estão desde sacos plásticos, latas, garrafas, isopor, vidros até brinquedos.

ÁRVORES

Além do trabalho de limpeza e desobstrução de galerias e canais da cidade, também foram criadas frentes de trabalho para realizar serviços de prevenção à queda de árvores e galhos em canteiros e outros logradouros públicos da capital, também em decorrência das chuvas e dos ventos fortes nesse período.

O trabalho, coordenado pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), consiste no mapeamento das áreas mais suscetíveis a ocorrências do problema, visando à imediata tomada de providências de caráter preventivo.

Segundo o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, ao serem identificadas árvores e galhos com possibilidade de queda iminente, é realizada a supressão do material, para segurança da população e do patrimônio.

Borralho explica ainda que a Prefeitura não tem ingerência de realizar esse trabalho em árvores dispostas em áreas privadas, inclusive em calçadas particulares. Nessas situações, a responsabilidade é dos proprietários. Outra condição peculiar é quando os galhos comprometem a fiação elétrica. Nesses casos, são acionados a Cemar ou o Corpo de Bombeiros.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem