agencia

Notícias

Atualizado em 20/01/2017 às 14h39

Governo e Prefeitura implantam nova sinalização na Avenida dos Franceses

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Governo e Prefeitura implantam nova sinalização na Avenida dos Franceses
Por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, a Avenida dos Franceses está recebendo nova sinalização horizontal e vertical. O serviço compreende o trecho entre o bairro Vila Palmeira, passando pelo viaduto do Outeiro da Cruz, cruzamento com Avenida dos Africanos, Rodoviária e seguindo até o retorno do bairro São Cristóvão.

A ação, uma das muitas parcerias implementadas entre as gestões estadual e municipal, consiste em sinalizar toda a área, que passou recentemente por serviços de requalificação asfáltica e modificação geométrica. Seguindo a macropolítica do prefeito Edivaldo para a área dos transportes, que prevê o reordenamento do trânsito em diversos pontos da capital, a obra executada no local melhorou a distribuição do tráfego ao longo da via, reorganizando o fluxo de veículos no local e tornando mais tranquila a travessia de pedestres. 

No trecho, estão sendo colocadas faixas de pedestres, faixa contínua, sinalização horizontal e semafórica. Também foi instalado um semáforo com botoeira de acionamento manual no cruzamento da Avenida dos Franceses com a Avenida dos Africanos. A medida visa tornar mais segura a travessia dos pedestres que transitam na área.

Na avaliação do secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, a parceria Governo e Prefeitura têm rendido frutos que resultam em obras e programas em benefício da população. "Estamos sempre trabalhando em parceria, uma gestão reforçando o trabalho da outra com fins a atender às comunidades. É uma tônica do governador Flávio Dino e mais uma vez se repete na melhoria desta via de fluxo intenso e de grande importância comercial para a cidade", destacou.

"Com as modificações geométricas realizadas, já conseguimos proporcionar à população uma melhoria significativa de tráfego em toda a extensão do trecho que compreende o cruzamento da Avenida dos Africanos com a Avenida dos Franceses até a rotatória do aeroporto. A melhoria da mobilidade urbana na capital é uma orientação constante do prefeito Edivaldo", afirmou o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros.

As obras de modificações do trânsito na Avenida do Franceses compreenderam ainda intervenções no cruzamento da Franceses com a Avenida Guajajaras e no retorno do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. No trecho foi alterado o traçado geométrico, com criação de novas faixas, alargamento das vias e retirada de rotatórias, o que proporcionou mais organização e fluidez ao trânsito na área.

SEGURANÇA

"O trânsito nesse trecho ficou bem mais organizado agora, com as novas faixas que foram criadas e com a alteração dos pontos de sinalização. Ficou bom para todo mundo, tanto para motoristas como pedestres", disse a dona de casa Maria da Conceição Pereira, 47 anos.

"Agora está mais seguro atravessar a avenida. As faixas de pedestres foram colocadas no local certo e o acionamento manual dos semáforos nos dá mais segurança ao atravessar a via. Dessa forma, fica mais fácil e tranquila a nossa travessia pela avenida, onde o fluxo de carros é sempre muito intenso ", disse Glauciane da Silva Gomes, 22 anos.

"Aqui, nós tínhamos muitas dificuldades para atravessar a avenida, por conta do trânsito intenso e a largura da via. Ficávamos muito tempo tentando atravessar. Mas as novas faixas e os semáforos nos garantiram, de fato, mais segurança e ganho de tempo na travessia", disse o universitário Gustavo Martins de Freitas, 24 anos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem