agencia

Notícias

Atualizado em 24/01/2017 às 14h05

Prefeitura acompanha Governo em ações destinadas a agricultores e setor portuário

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura acompanha Governo em ações destinadas a agricultores e setor portuário
O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, representou o prefeito Edivaldo em duas solenidades com o Governo do Estado na tarde desta segunda-feira (23). A primeira foi a entrega de transportes e títulos de propriedade de terras para agricultores do Maranhão, realizada no Palácio Henrique de La Roque. Na sequência, o vice-prefeito participou da apresentação, no Palácio dos Leões, sobre os resultados do setor portuário em 2016 e os novos investimentos na área previstos para este ano.

A solenidade de entrega de títulos contou com a participação de secretários de Estado, deputados, dirigentes de entidades ligadas à agricultura e prefeitos dos municípios contemplados. Ao todo, foram beneficiados 61 municípios com o ato do governo, que faz parte da política de desenvolvimento da agricultura familiar executada pelo governador Flávio Dino.

Foram entregues 121 títulos de propriedade rural, beneficiando 10 municípios. Segundo o governador, a agricultura familiar é prioridade porque a produção de alimentos é uma necessidade que não pode esperar e que o governo trabalha para desenvolver a agricultura familiar acompanhando todo o ciclo da produção, que inicia com a regularização fundiária, fundamental para que haja a produção. "Os títulos permitem o acesso ao crédito bancário para que o agricultor possa ter recursos para produzir", ressaltou.

Além dos títulos de propriedade, o Governo do Estado entregou caminhões e tratores para auxiliar no plantio e no escoamento da produção de alimentos. Foram entregues quatro tratores para os municípios de Mirador, Ribamar Fiquene, Aldeias Altas e Pindaré-Mirim; três caminhões para as regiões do Baixo Parnaíba, Cocais e Baixada Ocidental, que irão beneficiar 35 municípios dessas áreas e um caminhão frigorífico que irá atender 80 famílias de agricultores associados na Cooperativa Agroecológica Pela Vida, de São Raimundo das Mangabeiras.

RESULTADOS

O vice-prefeito participou ainda, na tarde desta segunda-feira (23), da apresentação feita pelo Governo do Estado sobre os resultados do setor portuário em 2016 e os novos investimentos na área previstos para este ano. A reunião foi realizada no auditório do Palácio dos Leões.

O governador Flávio Dino, além de assinar ordem de serviço para a construção de novo terminal multimodal do Cujupe, informou que haverá investimento, este ano, em torno de R$ 730 milhões no Porto do Itaqui e nos terminais, melhorando o atendimento aos usuários. "A Baixada Maranhense depende do ferryboat. Quase dois milhões de pessoas transitaram no terminal em 2016, por isso a importância econômica e social desses investimentos para a construção de um terminal multimodal", ressaltou o governador.

Os pequenos empreendedores do terminal do Cujupe também serão beneficiados. Eles serão formalizados e receberão capacitação técnica em higiene e produtividade, por meio de parceria do Governo do Estado com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

"O Estado está cumprindo o seu papel de desenvolver o Maranhão. Os resultados são sinais de que a empresa está dando certo e a perspectiva é melhorar muito mais com os novos investimentos anunciados", avaliou o vice-prefeito, Julio Pinheiro.

Além dos investimentos anunciados pelo governador no setor portuário, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, apresentou o balanço financeiro da empresa em 2016. Apesar do fenômeno natural La Nina, que provocou estiagem no Maranhão e queda na produção de grãos e consequentemente na movimentação de cargas, o setor teve resultados estáveis, com redução de gastos em cerca 25%, um lucro líquido de R$ 43 milhões e uma movimentação de 16,9 milhões de toneladas em cargas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem