agencia

Notícias

Atualizado em 01/02/2017 às 17h32

Prefeitura de São Luís promove dia de cuidados para usuários do Serviço de Acolhimento

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Usuários do Serviço de Acolhimento da Prefeitura de São Luís têm dia de beleza Um dia de lazer, beleza e cuidados. Todas as terças-feiras, os usuários do Serviço de Acolhimento da Prefeitura de São Luís, atendidos pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), por meio da Casa de Acolhida e Abrigo Luz e Vida podem usufruir de serviços de corte de cabelo, alisamento, pintura, hidratação, escova, manicure e pedicure.

De acordo com a titular da Semcas, Andreia Lauande, a iniciativa tem importância, já que promove cuidados não só com a aparência, mas também trabalha a autoestima das pessoas. "O dia de beleza tem um significado especial para os nossos usuários, cuidar da aparência eleva a autoestima e consequentemente melhora a qualidade de vida, já que as pessoas se sentem mais bonitas, seguras e felizes", explica a secretária.

A ação é promovida em parceria com o Salão Cabelos Beauty, que já realizou o projeto "Dia de Beleza", em mais de 40 bairros da capital. "Acho importante a gente se doar para quem precisa, é uma grande satisfação poder ofertar um momento tão especial para as pessoas que são atendidas pela Semcas", disse Hair Stylist, Walter Reis Souza, proprietário do Salão.

O idoso Elias Serra Nunes, 90 anos, atendido pela Casa de Acolhida era só felicidade. Ele teve os cabelos cortados e a barba feita pela equipe do salão. "É tão bom ter alguém que se importe em cuidar da gente, fiquei muito feliz, me sinto até mais bonito", afirmou o idoso.

ACOLHIMENTO

A Prefeitura de São Luís disponibiliza atualmente - de forma direta e conveniada - mais de 300 vagas, sendo cerca de 160 destinadas às crianças e adolescentes no sistema de acolhimento e mais 150 para adultos e famílias.

Em sistema de execução direta e rede conveniada, 11 unidades prestam o serviço de acolhimento institucional. São o abrigo Luz e Vida, Casa da Acolhida Temporária, Residência Inclusiva e Casa de Passagem e ainda as Casas Lares Semente do Reino, Pérolas Calabrianas, Raízes Calabrianas e Divina Providência. Somam-se ainda, o Grupo Solidariedade é Vida e Sociedade Voluntária de Assistência ao Menor.

A Semcas possui ainda, o acolhimento não institucional por meio serviço Família Acolhedora, que tem 10 famílias cadastradas e aptas para o acolhimento, tendo quatro adolescentes inseridos em famílias acolhedoras. A meta de 2017 do serviço é acolher 40 crianças ou adolescentes em família acolhedora.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem