agencia

Notícias

Atualizado em 02/02/2017 às 18h16

Divulgada relação de entidades e instituições da sociedade civil que comporão Conselho do Idoso

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção dos Direitos do Idoso (Femadi) divulgou o resultado das eleições para as entidades e organizações da Sociedade Civil para compor o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do Maranhão (CMDI), para o biênio 2017/2019. A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assintência Social (Semcas), é parceira do conselho.

A gestão municipal tem atuado fortemente na proteção à pessoa idosa, com políticas píblicas voltadas para o setor, a exemplo de programas como a Casa do Bairro, inaugurada há um ano pelo prefeito Edivaldo e que oferece cursos que abrangem, entre outros públicos, pessoas acima de 60 anos. Outra vertente de atuação é o projeto Melhor em Casa, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que leva assistência médica a idosos cadastrados no programa.

O Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) representa a esfera máxima municipal de participação e controle social na promoção, proteção e defesa dos direitos dos idosos. Tem caráter permanente, deliberativo e paritário, com 36 membros, sendo nove representantes do poder público e nove da sociedade civil. Ele é composto por plenário, comissões permanentes e temporárias e a coordenação, que atua como Secretaria Executiva do Conselho.

Foram eleitas nove entidades da Sociedade Civil, sendo três representantes de entidades de atendimento aos idosos, dois representantes de entidades de organização de idosos; três representantes de entidades da política de promoção da equidade; e um representante de entidade de conselhos de classe.

Representantes de entidades de atendimento ao idoso
• Asilo de Mendicidade São Luís;
• Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI);
• Associação dos Aposentados e Pensionistas da CEMAR (AAPC);

Representantes de entidades de organização de idosos
• Centro de Apoio e Promoção Social do Idoso (CAPSI);
• Instituto Sócio Educacional Jesuína (INSEJ);

Representantes de entidades da política de promoção da equidade
• Associação Brasileira de Alzheimer do Maranhão (ABRAz);
• Centro de Formação para a Cidadania AKONI;
• Associação Nacional de Gerontologia Secção Maranhão (ANG);

Representante de entidade de conselhos de classe
• Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP);