agencia

Notícias

Atualizado em 03/02/2017 às 15h05

Prefeitura de São Luís promove cursos de capacitação para moradores do Residencial Ribeira

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís


Prefeitua de São Luís promove cursos de capacitação para moradores do Residencial RibeiraA segunda etapa de capacitação dos moradores do Residencial Ribeira, no Distrito Industrial de São Luís, iniciou esta semana abrindo cerca de 750 vagas em 13 cursos nas áreas educacional, de artesanato e de administração. A iniciativa faz parte das atividades do projeto Trabalho Técnico Social. A ação é promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) nos empreendimentos habitacionais inseridos no programa Minha Casa, Minha Vida. O objetivo é gerar oportunidades de formação profissional, bem como fomentar o pequeno empreendedorismo e a organização comunitária dos beneficiários, estimulando a autonomia financeira das famílias e a geração de emprego e renda.

O secretário de Urbanismo e Habitação, Madison Leonardo Andrade Silva, destacou que os cursos são uma oportunidade única para os moradores do residencial. "A Prefeitura está levando para dentro da comunidade cursos e palestras que vão gerar oportunidade e que lhes darão direito a certificado. Isso abre oportunidade de emprego e também de empreendedorismo, gerando mais renda para as famílias".  O secretário disse ainda que as palestras também são muito importantes uma vez que abordam desde a questão dos direitos e deveres de cada um até questões como convívio na sociedade e com os vizinhos.

A lista de capacitações deste mês inclui cursos para produção de flores de tecido; decoração de sandália; biscuit; confecção de bonecas de pano; doces finos; capacitação em agente de portaria; atendimento com excelência / recepcionista e informática básica. Também constam da programação oficinas de arte, incentivo à leitura e práticas esportivas, atividades de cunho teatral e o passeio 'Família Vai ao Cinema'. Ainda como parte das ações do projeto, serão oferecidos cursos preparatórios de Português e Matemática.

As aulas são realizadas pela manhã e tarde e ao final das atividades os participantes recebem certificado de conclusão de curso. O critério para escolha da grade de capacitações é a demanda das comunidades. As equipes da Semhur visitam as unidades para aplicação de questionário que vai orientar sobre o que será ofertado. Ao longo deste primeiro semestre, a Prefeitura oferecerá um total de 75 cursos aos moradores do Ribeira, alcançando no total mais de 2,5 mil pessoas só naquele. Desde o início das atividades do projeto, mais de sete mil pessoas já foram beneficiadas com as ações do programa em empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida em vários pontos da cidade. 

As ações do Trabalho Técnico Social estão pautadas no interesse social - desde a contratação até a entrega dos empreendimentos. O projeto integra o Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) e é voltado para contemplados no programa Minha Casa, Minha Vida.

MORADIA E DIGNIDADE

O Residencial Ribeira está localizado no Distrito Industrial de São Luís, nas proximidades do KM 6 da BR-135. O conjunto possui três mil unidades habitacionais, sendo 1.592 casas e 1.408 apartamentos. É considerado um dos maiores da região metropolitana e beneficia mais de 12 mil famílias.

A infraestrutura do conjunto conta com pavimentação, rede de água, esgotamento sanitário, energia elétrica, sistema de drenagem e disponibilidade de transporte público. O projeto é coordenado pelas secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh) e da Criança e Assistência Social (Semcas), com financiamento da Caixa Econômica.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem