agencia

Notícias

Atualizado em 06/02/2017 às 14h48

Prefeitura participa da sessão solene de abertura dos trabalhos na Câmara Municipal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura participa da sessão solene de abertura dos trabalhos na Câmara MunicipalReafirmando a harmonia entre os poderes Legislativo e Executivo, o prefeito Edivaldo participou, na manhã desta segunda-feira (6), da sessão solene de abertura dos trabalhos relativos ao primeiro período da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de São Luís. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Casa, vereador Astro de Ogum.

No ato solene, o prefeito Edivaldo desejou aos vereadores um ano exitoso de trabalho e reiterou o compromisso de continuar mantendo o diálogo e o respeitoso relacionamento institucional que já é cultivado entre ambos os poderes. "Tenho a honra de voltar novamente a esta Casa, onde iniciei minha vida pública, e aqui reconhecer que muitas das conquistas obtidas pelo município nos últimos quatro anos foram fruto de importantes parcerias celebradas tanto com o Governo do Estado como também pela relação respeitosa e harmônica entre o Executivo e o Legislativo", afirmou Edivaldo.

O prefeito pontuou que a atuação de cada um dos vereadores resultará em conquistas positivas para a cidade e destacou algumas das ações realizadas pelo Executivo com apoio da Câmara. Edivaldo citou, entre outros projetos, a realização da Licitação do Transporte Público, que reestruturou o sistema público de transporte da capital; e os investimentos realizados na rede municipal de Saúde, com a reforma e ampliação de mais de 30 unidades básicas; a construção da Unidade de Saúde 24h da Zona Rural e a reestruturação do Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Filipinho – referência em saúde do homem na capital - entre outras ações.

AVANÇOS

O prefeito destacou ainda o avanço em outras áreas, como a Educação, por exemplo. Edivaldo relembrou que o município conseguiu retomar a curva de crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que vinha em queda desde de 2011. "Este bom desempenho é resultado das mudanças promovidas no setor, com investimento na valorização dos professores e a implementação de medidas para a melhoria do ensino e da aprendizagem de nossos alunos", enfatizou.

Na área da infraestrutura urbana, o prefeito lembrou que sua gestão desenvolveu o maior programa de urbanização que São Luís já teve, alcançando mais de 100 bairros que receberam serviços de pavimentação, drenagem e iluminação pública, que impactaram positivamente na qualidade de vida da população.

Apontou também crescimento nas áreas da infraestrutura agrícola, um setor que havia sido abandonado pelas gestões anteriores e que hoje recebe ações de fomento e apoio à produção. "Demos condições para os agricultores produzirem e, com essa ação, também estamos levando comida à mesa das famílias em situação de insegurança alimentar", disse o prefeito Edivaldo, ressaltando ainda outras ações nos setores habitacional, de meio ambiente e de proteção e inclusão social, a exemplo de projetos como a Residência Inclusiva e abrigos para assistência à população de rua.

"Foram ações realizadas mesmo com a situação de crise que o país vive. Para os próximos anos, continuaremos superando as dificuldades enfrentadas e avançando em todas as áreas. Tenho consciência que aliar crescimento econômico e inclusão social não é uma das tarefas mais fáceis, ainda mais neste cenário de escassez de recursos. Entretanto, reafirmo aqui a responsabilidade de manter as finanças equilibradas e continuar promovendo as políticas públicas necessárias para a cidade e a população", afirmou o prefeito.

Presente à solenidade, o vice-prefeito Julio Pinheiro também reforçou a importância do diálogo e da parceria entre o Executivo e o Legislativo municipais. "Os vereadores exercem um papel essencial. Tenho certeza que este ano serão debatidos projetos de destaque para cidade que irão melhorar a qualidade de vida da nossa gente", destacou.

Também presente à abertura dos trabalhos, o deputado Weverton Rocha reforçou o trabalho realizado pelo prefeito Edivaldo e a parceria com o Legislativo. "O prefeito Edivaldo tem feito um grande trabalho por São Luís. Conseguiu enfrentar com competência a crise que se abateu sobre os municípios e começa um novo mandato com disposição para ampliar o trabalho que vinha fazendo. A Câmara Municipal continuará sendo fundamental para esse novo momento, até porque pelo Legislativo passam debates que afetam diretamente a sociedade", afirmou o deputado. 

CERIMÔNIA

Os vereadores eleitos no último pleito foram recebidos em cerimônia realizada no Plenário da Câmara, da qual participaram também secretários municipais, deputados, entre outras autoridades locais. O presidente da Casa, Astro de Ogum, reafirmou também o desejo de continuar o equilíbrio que norteou a boa relação institucional de respeito e harmonia entre os poderes.

"Agradecemos a presença do prefeito Edivaldo na solenidade de abertura dos trabalhos desta Casa e desejamos que sua administração continue a desenvolver o bom trabalho que vem executando. É importante ressaltar que seja qual for o projeto do Executivo apresentado aqui, sendo ele de interesse da população e da cidade, a Câmara Municipal dará total prioridade à sua apreciação", frisou Astro de Ogum.

"Este é um ano em que, mais do que nunca, os resultados positivos só serão possíveis com a força de parcerias e do relacionamento harmônico entre os poderes. Nossa gestão sempre respeitou a autonomia da Câmara e vem desenvolvendo uma relação cordial de respeito, buscando diálogo com os vereadores e o que é melhor para cidade, tanto nos projetos enviados pela Prefeitura ao Legislativo, quanto nos projetos enviados por esta Casa à Prefeitura", destacou o secretário municipal de governo, Lula Fylho.

Estiveram presentes na abertura da sessão os secretários municipais Jota Pinto, (Articulação Política); Ivaldo Rodrigues, (Agricultura, Pesca e Abastecimento); Andrea Lauande, (Criança e Assitência Social); José Cursino, (Planejamento); Délcio Rodrigues (Fazenda); Ana Paula Moura Rodrigues, (Articulação Institucional), entre outras autoridades.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem