agencia

Notícias

Atualizado em 10/02/2017 às 13h15

Prefeitura vai distribuir kits de minibibliotecas em escolas de Educação Infantil do município

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura vai distribuir kits de minibibliotecas em escolas de Educação Infantil do município
Marcando a semana de volta às aulas para as escolas  de educação infantil, a Prefeitura de São Luís vai distribuir, a partir da próxima semana, 198 kits de minibibliotecas para as Unidades de Educação Infantil da rede municipal. O material foi apresentado ao prefeito Edivaldo, nesta sexta-feira (10), no Palácio La Ravardière, pelo secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

"Estamos estruturando nossas escolas de Educação Infantil com ferramentas educacionais importantes ao desenvolvimento integral de nossas crianças. Esta ação é mais um passo dado para reforçar a melhoria do aprendizado e contribuir para estimular a realização de atividades lúdicas, incentivar a criatividade e o gosto pela leitura, pelas artes e pela música", disse o prefeito Edivaldo.

Os 198 kits, que são móveis, ou seja, podem ser levados a vários espaços dentro da própria escola, serão entregues às unidades pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Eles são compostos por 200 livros de literatura infantil, uma estante modular com rodízios e uma bandinha musical, com 20 mini-instrumentos de percussão, entre tamborins, pandeiros, maracás, tambores, flautas, triângulos, pratos, chocalhos, entre outros.

Além de possibilitar o acesso direto das crianças ao acervo, as peças serão utilizadas também para a realização de trabalhos escolares e para contação de histórias. Todos os professores que atuam na Educação Infantil serão preparados pela Semed para trabalharem com os materiais fornecidos.

PROJETOS

Segundo o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, as minibibliotecas se somam a outros projetos já executados pela Prefeitura na rede municipal, visando à melhoria da aprendizagem na Educação Infantil, a exemplo do carro-biblioteca, que transporta aos estudantes da rede municipal de São Luís educação e cultura por meio de um acervo de aproximadamente 2 mil livros infantis.

"Ambos os projetos têm como finalidade despertar nos alunos o interesse pela leitura ainda na infância, através de atividades lúdicas que são ferramentas essenciais ao aprendizado nessa faixa etária. O ato da contação de histórias abrange muitos outros aspectos da linguagem, como a teatral e a musical, o que contribui para o desenvolvimento integral da criança", afirmou Moacir Feitosa.

O secretário ressaltou ainda que é nesse contexto que a bandinha musical de brinquedo, outro elemento que compõe os kits, vai servir. A ideia é promover a iniciação das crianças no mundo da música, para melhorar suas habilidades na área, suas capacidades cognitivas e motoras e estimular suas relações sociais.

Participaram também do ato de apresentação dos kits a superintendente municipal de Educação Infantil, Joseilda Descovi; a coordenadora de Livro Infantil, Sinara Coelho; a técnica de Acompanhamento da Semed, Ana Mary Teixeira; e a professora de Literatura Infantil, Amélia Lêda.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem