agencia

Notícias

Atualizado em 10/02/2017 às 14h08

Prefeitura de São Luís realiza fiscalização sanitária na Praça Deodoro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou uma vistoria junto aos comerciantes informais instalados na Praça Deodoro – Centro nesta quinta-feira (9). A ação foi para avaliar e identificar as condições sanitárias, a manipulação de alimentos e, principalmente, coibir a comercialização de produtos prejudiciais à saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a Prefeitura tem realizado vistorias regulares nas áreas onde há venda de alimentos e de produtos de higiene e limpeza com o intuito de recolher tudo o que possa causar riscos à saúde da população. "Também repassamos aos comerciantes informais as boas práticas de higiene no manuseio, exposição e conservação de alimentos. Queremos que a população se sinta segura ao consumir alimentos em locais públicos", afirmou.

Segundo a Vigilância Sanitária, foram apreendidos produtos que estavam sendo vendidos com a promessa de produzirem benefícios terapêuticos, mas que não possuem qualquer registro ou estudo que comprove a eficácia e a segurança no seu consumo. "Recolhemos cerca de 200 produtos entre os que estavam sendo comercializados para uso terapêutico e também maioneses e catchups que estavam sendo oferecidos aos consumidores fora dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)", afirmou a coordenadora de Vigilância Sanitária, Zilmar Pinheiro.

Durante o ano de 2016, a gestão municipal, por orientação do prefeito Edivaldo, vistoriou as feiras e mercados municipais e os vendedores foram orientados e capacitados pelas equipes da Vigilância Sanitária municipal. Além destes estabelecimentos, as vistorias incluem farmácias e locais de vendas de produtos naturais, onde são recolhidos os que não têm autorização de comercialização pela ANVISA.