agencia

Notícias

Atualizado em 18/02/2017 às 14h33

Prefeitura realiza manutenção preventiva em rede de drenagem da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís


Prefeitura realiza manutenção preventiva em rede de drenagem da capitalEm face das fortes chuvas que atingiram São Luís nas últimas semanas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), tem intensificado as ações preventivas nas redes de escoamento de águas pluviais em pontos estratégicos da cidade. Os serviços integram as ações da gestão Edivaldo para minimizar transtornos no período chuvoso, prevenindo alagamentos. Neste sábado (18), as equipes realizaram o trabalho de drenagem profunda no Córrego do Vinhais, na Curva do Noventa.

O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta que o volume de chuvas para os próximos dias na capital maranhense pode dobrar. Por isso, conforme explica o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, todos os esforços estão sendo concentrados para evitar alagamentos.

"Estamos agindo de forma preventiva, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, em áreas com histórico de alagamentos periódicos. A intenção é prevenir incidentes, garantindo a tranquilidade dos moradores do entorno e a mobilidade urbana mesmo com chuva intensa. Além é claro, do trabalho continuado que já realizamos na ampliação da rede de rede de drenagem e escoamento espalhada por toda a cidade", ressalta Antônio Araújo.

As máquinas e operários trabalharam na desobstrução de bueiros às margens da Avenida Jerônimo de Albuquerque, removendo resíduos fruto do descarte irregular e também materiais volumosos. A frente de trabalho também englobou a correção da drenagem superficial e a reconstrução da parede de contenção do aterro da pista, que foi afetada pelas fortes chuvas registradas na última semana. As equipes também atuaram de forma preventiva, fazendo a contenção do córrego existente no local com a colocação de sacos de concreto, com o objetivo de evitar alagamento da via. 

OUTROS SERVIÇOS

Entre os anos de 2013 e 2016, foram implantados 22km de rede de canais e galerias, com o objetivo de sanar pontos históricos de alagamentos na capital marahense. Os investimentos são considerados fundamentais para enfrentar o período chuvoso. 

Um exemplo é a rede de drenagem do bairro Santa Clara, que, com 85% das obras concluídas suportou o escoamento das aguas, apresentando eficiência sem provocar danos aos moradores. A obra faz parte do conjunto que interliga a rede da Vila Apaco, que beneficiará mais de 50 mil famílias dos bairros Jardim São Raimundo, Vila Janaína, Vila Riod, Vila Vitória, Santa Bárbara e adjacências.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem