agencia

Notícias

Atualizado em 20/02/2017 às 18h07

Prefeitura apresenta instalações requalificadas do estádio Nhozinho Santos à FMF e clube de futebol

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura apresenta instalações requalificadas do estádio Nhozinho Santos à FMF e clube de futebol
Representantes da Federação Maranhense de Futebol (FMF) receberam do secretário municipal de Desportos e Lazer (Semdel), Júlio França, na manhã desta segunda-feira (20), os laudos que garantem a reabertura do estádio. A entrega ocorreu na sede da FMF, no Palácio dos Esportes. Ainda durante a manhã, o secretário recebeu no estádio Nhozinho Santos, uma comitiva do Moto Club, que pôde conhecer de perto as instalações.

O estádio recebeu uma série de melhorias em requalificação promovidas pela Prefeitura de São Luís. "A reabertura do Nhozinho Santos é importante para os agentes esportivos e o público que quer a volta do futebol maranhense ao espaço. É também uma ação incentivada pelo prefeito Edivaldo que entende que a abertura do estádio vai além do futebol, pois impulsiona a geração de renda no entorno, já que a cada evento, o comércio local se aquece. É, sem dúvidas, um momento muito significativo para o futebol e para o esporte local", enfatizou o titular da Semdel, Júlio França.

Foram entregues ao presidente da Federação, Antônio Américo Lobato Gonçalves, os laudos originais, emitidos pela Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA). Os documentos atestam as condições favoráveis do estádio para jogos. "Para nós, é uma alegria a aprovação da entidade de referência em esporte no nosso Estado. Recebemos a avaliação positiva da Federação e agora, aguardamos que definam a agenda de eventos", diz França.

O presidente da Federação parabenizou os esforços da gestão municipal para reabrir a arena. "Verificamos os laudos e diante do que nos foi colocado pelo secretário, entendemos que o estádio tem as prerrogativas para ser integrado à agenda esportiva", disse.

O gestor informou que está em planejamento o cronograma de jogos que será comunicado aos times e definidos quais eventos serão promovidos no Nhozinho. "Para nós é uma satisfação poder voltar a este espaço que é um ícone do esporte do Maranhão", ressaltou. A instituição prevê para março a realização dos primeiros jogos no local.Prefeitura entrega à FMF os laudos que garantem reabertura do estádio Nhozinho Santos

VISITA

No fim da manhã, o secretário Júlio França recebeu integrantes da diretoria e jogadores do Moto Club em visita ao estádio para avaliação da estrutura depois das obras de requalificação.

Para o diretor de futebol do clube, Waldemir Rosa, o Dadá, o time tem todo o interesse em jogar no local, considerado histórico para o esporte maranhense. "Estamos ansiosos para que o estádio seja reaberto e possamos trazer de volta os bons tempos com muitos jogos. Este estádio é histórico e muito importante para a capital e para o Estado", enfatizou.

REQUALIFICAÇÃO

Na última semana, a Semdel apresentou os laudos exigidos para a liberação do estádio à Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, que atestou as melhorias realizadas pelo município. Entre os serviços realizados pela Prefeitura que habilitaram o estádio a receber jogos estão a manutenção do gramado, um dos itens mais importantes para o funcionamento de um estádio de futebol.

Toda a parte física do estádio foi melhorada. Foi feito o reboco das paredes que estavam rachadas, recuperação de portas e da parte sanitária nos oitos banheiros, revisão da parte hidráulica e elétrica inclusive com troca de itens como lâmpadas e refletores. Reforços metálicos na estrutura de alvenaria, pintura das arquibancadas, reforma no sistema de irrigação são outras melhorias promovidas.

O estádio recebeu ainda pintura externa e interna; teve instalada nova iluminação para a área coberta e melhorias na segurança do público, com a construção de novas saídas de emergência; ganhou placar eletrônico mais moderno; recebeu limpeza e higienização de toda a área interna - incluindo lanchonetes, banheiros e vestiários; e teve renovados os sistemas elétrico e hidráulico, bem como os portões de entrada e saída. Com os serviços, pessoas com deficiência ou locomoção reduzida também têm acesso ao local.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem