agencia

Notícias

Atualizado em 22/02/2017 às 15h12

Prefeitura promove oficina de máscaras carnavalescas na Galeria Trapiche

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Como ação integrante da exposição "Carne de Carnaval' que reúne telas e instalações inspirados na cultura popular, o artista plástico Ciro Falcão promoverá oficina de confecção de máscaras carnavalescas na Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, nesta quinta-feira (23), no horário das 14h às 17h.

A oficina é aberta para a toda a comunidade. "Esta é uma ação de fomento às Artes Visuais relacionada com o trabalho do Ciro. Já temos confirmada a participação de 20 estudantes da rede pública e convidamos também a quem estiver interessado para participar conosco desse momento lúdico", disse a diretora da Galeria Trapiche, Camila Grimaldi.

Os interessados deverão levar jornais velhos para confecção das máscaras e será cobrada uma taxa simbólica no valor de R$ 5,00 (cinco reais) para compra de materiais da oficina. "As máscaras representam um simbolismo forte do Carnaval. Nós vamos produzi-las com a técnica de papel machê, que é bem simples e fácil, além de ser um produto reciclável", pontuou Ciro Falcão.

Na próxima quinta-feira, 2 de março, está agendada na Galeria Trapiche uma segunda edição da oficina de máscaras, no horário da manhã, com a artista Kátia Castro.

EXPOSIÇÃO

Em cartaz até o dia 10 de março, a mostra "Carne de Carnaval" reúne 15 obras do artista Ciro Falcão. São pinturas a óleo sobre tela e acrílico que abordam a temática da cultura maranhense e festas populares carnavalescas.

Ciro Falcão é artista premiado e reconhecido na história das artes visuais do Maranhão. Recentemente, integrou o grupo de artistas que foram entrevistados para a primeira parte do projeto "Arte Maranhão", uma série de 39 filmes que vai mapear a história das artes plásticas maranhenses dos últimos 70 anos, sob a direção do cineasta Beto Matuck e iniciativa do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão. O vídeo pode ser conferido no Youtube como "Arte Maranhão – Ciro Falcão".

A Galeria Trapiche Santo Ângelo fica localizada na Avenida Senador Vitorino Freire, em frente ao Terminal de Integração, com horário de visitação das 9h às 19h. Excepcionalmente, no período de 25 de fevereiro a 1º de março, o equipamento cultural ficará fechado pelo feriado de Carnaval, retornando no dia 2 de março.