agencia

Notícias

Atualizado em 24/02/2017 às 18h03

Prefeitura de São Luís promove baile de Carnaval para usuários do Centro-Dia

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís promove baile de Carnaval para usuários do Centro-DiaO clima de Carnaval tomou conta do Centro Dia. A palavra de ordem era diversão com inclusão, onde o público atendido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), participou de uma programação carnavalesca diversa, com direito a bloco e cortejo e marchinhas.

A titular da Semcas, Andreia Lauande, destaca que a programação carnavalesca segue uma orientação do prefeito Edivaldo em levar lazer, inclusão social e incentivo à cultura carnavalesca local. "Com esta programação, nossos usuários do Centro-Dia têm a oportunidade de brincar e se divertir durante o Carnaval. Entendemos que ofertar acesso à cultura e lazer fortalece direitos da pessoa com deficiência", afirmou Andreia Lauande.

Para Carlos Rafael, as limitações de interação social por conta da Síndrome de Asperger, não o impediram de aproveitar a folia. "Estou gostando de tudo, me divertindo bastante e aproveitando para brincar e dançar com todos os meus amigos daqui. É uma festa muito bonita, com música e animação", disse o rapaz atendido pelo Centro-Dia.

As famílias também tiveram uma participação muito especial durante as festividades. A comerciante Vera Lúcia dos Santos, mãe de Caio Santos, que faz acompanhamento no equipamento social, era só alegria e emoção, vendo a diversão do caçula. "Esse é um momento muito importante e mostra que o Carnaval é para todos. É muito gratificante ver o Caio brincando e interagindo com outras pessoas", afirmou a comerciante.

Além do baile de Carnaval, as pessoas com deficiência, atendidas pelo Centro-Dia tiveram, desde janeiro, acesso a atividades que remetiam à temática momesca. Foram oficinas de confecção de máscaras, adereços e instrumentos musicais carnavalescos.

PROGRAMAÇÃO

A Semcas ainda realizou, durante as duas últimas semanas do mês de fevereiro, uma programação carnavalesca diversa para o público atendido pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Acolhimento e Serviço de Proteção Especial para Pessoas com Deficiência. Adultos, crianças, adolescentes e idosos participaram de cerca de 15 bailes realizados na Casa do Bairro, Residência Inclusiva, Casa de Passagem, Centro Dia e nos demais Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e instituições conveniadas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem