agencia

Notícias

Atualizado em 09/03/2017 às 14h47

Prefeito Edivaldo lança aplicativo "Meu Ônibus" para acompanhar tempo de chegada dos coletivos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo lança aplicativo ″Meu ônibus″ para acompanhar tempo de chegada dos coletivos

Agora o passageiro de transporte público de São Luís pode acompanhar na palma das suas mãos o tempo de chegada dos ônibus nos pontos da cidade. O acesso às informações é feito por meio do aplicativo de celular 'Meu Ônibus', lançado pelo prefeito Edivaldo, na manhã desta quinta-feira (9). A nova ferramenta, que é mais um serviço implantado dentro do processo de modernização e melhoria do transporte público da cidade, foi apresentada em solenidade realizada no auditório Reis Perdigão, situado no Palácio La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís.

Segundo o prefeito Edivaldo, tecnologia, inovação e planejamento têm sido as palavras de ordem do trabalho executado pela Prefeitura de São Luís, para promover as melhorias já implementadas no transporte da capital.

"Concretizamos aqui mais um compromisso assumido com a população da nossa cidade e que vem somar às dezenas de outros serviços que já implantados no sistema de transporte público da capital. O lançamento do aplicativo 'Meu Ônibus' é parte do processo de modernização do sistema iniciado na nossa gestão, visando proporcionar mais qualidade e comodidade aos passageiros do transporte público em nossa cidade. Os avanços na área são visíveis e têm sido realizados de forma gradativa, com muito planejamento e responsabilidade, pois nada acontece do dia para noite. Sem dúvida, os resultados já podem ser sentidos pela população", afirmou Edivaldo.

FUNCIONAMENTO

O aplicativo 'Meu Ônibus' repassa dados em tempo real por meio dos GPS instalados nos cerca de 936 ônibus da capital. A ferramenta, gratuita, pode ser acessada pelo usuário que possuir celular do tipo smartphone, com acesso à Internet e sistema Android. A expectativa é que nas próximas semanas o serviço seja disponibilizado também para a plataforma iOS.

O dispositivo permite ainda ao passageiro pesquisar a linha mais apropriada para o seu destino final, pontos mais próximos, horário exato de chegada do ônibus no ponto e itinerário das linhas através de mapas.

Para baixar o aplicativo 'Meu Ônibus' basta acessar a loja de compra no celular - no caso dos aparelhos Android, a Play Store. No campo de busca, digitar 'Meu Onibus São Luís' e iniciar a procura na loja virtual. O usuário deve selecionar o aplicativo e fazer o download. Para baixar, a função GPS do aparelho precisa estar ativada para que o aplicativo consiga identificar a localização.

Concluído o download, basta selecionar o ponto de ônibus de interesse para verificar em quantos minutos os coletivos chegarão no local. O sistema permite localizar pontos de ônibus num raio de até dois quilômetros da localização do passageiro.  Este sistema é o mesmo utilizado em cidades como Rio de Janeiro, Palmas e Fortaleza.

"O maior benefício que o aplicativo vai proporcionar aos usuários de ônibus é a possibilidade de poder se planejar e programar a melhor hora para seu deslocamento às paradas e, também, a redução do tempo de espera nos pontos, evitando, assim, que a pessoa passe mais tempo nos pontos que necessário", afirmou o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros.

MODERNIZAÇÃO

O serviço vem somar a outras iniciativas já implementadas pela Prefeitura de São Luís, na administração do prefeito Edivaldo, para modernização e melhoria do sistema de transporte público da capital. Entre as ações estão a licitação do transporte público, inédita para a cidade e que estabeleceu padrões de qualidade para a operação do sistema de transporte de São Luís. A Prefeitura também garantiu junto às empresas a renovação de mais de 60% da frota, incluindo mais de 150 ônibus com ar condicionado.

Outros benefícios implantados para quem anda de ônibus são o sistema de biometria facial, do Bilhete Único, do Cartão Criança, a instalação da Central de Controle Operacional por Videomonitoramento do Trânsito (CCO), além da realização de intervenções no traçado geométrico de diversas vias da capital, para dar maior fluidez ao trânsito de veículos e mais segurança aos pedestres.

Presente à solenidade de lançamento do aplicativo 'Meu ônibus', o vereador Pavão Filho, que no ato representou a Câmara Municipal de São Luís, ressaltou os avanços na área do trânsito e transporte da capital. "Se olharmos para trás, podemos observar o quanto melhorou o sistema de transporte da capital,nos últimos anos, com a implantação de novos e modernos serviços efetivados pela atual gestão. São serviços que trazem benefícios práticos  para o cidadão que utiliza o transporte público. Com um trabalho arrojado e comprometido, desenvolvido por toda a equipe do prefeito Edivaldo, a população já colhe os frutos das diversas melhorias implementadas ao sistema de transporte da cidade", disse o vereador.

O presidente da Associação dos Usuários de Transporte Público do Estado do Maranhão, Paulo Henrique Silva, também enalteceu as melhorias concretizadas em benefício da população que usa do transporte público.

"São melhorias pelas quais há tempos vemos lutando arduamente e que agora são concretizados em favor da população, proporcionando mais dignidade para quem usa o transporte público. A associação parabeniza a gestão do prefeito Edivaldo pelas muitas iniciativas implementadas. Nós nos sentimentos muito satisfeitos pela concretização de mais esse importante serviço oferecido pelo aplicativo 'Meu Ônibus'. Esse aplicativo atende a mais um anseio do passageiro, que é a redução do tempo de espera nas paradas nas paradas de ônibus, além de dar mais informações sobre a circulação das linhas", disse Paulo Henrique.

Participaram também da solenidade de lançamento do aplicativo 'Meu ônibus' o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro; o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Luca Fernandes; o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Isaías Castelo Branco; os vereadores, Raimundo Penha, Beto Castro, Paulo Vitor; os secretários municipais Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), José Cursino Moreira (Planejamento), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), Conceição Castro (Comunicação), Jota Pinto (Articulação Política), entre outras autoridades.

Acesse aqui a galeria de imagem desta reportagem

Baixe aqui o aplicativo ″Meu Ônibus″