agencia

Notícias

Atualizado em 11/03/2017 às 12h40

Prefeito Edivaldo entrega 25 mil mudas de hortaliças a produtores rurais da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo entrega 25 mil mudas de hortaliças a produtores rurais da capital

Como parte da política de fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar em São Luís, o prefeito Edivaldo entregou, neste sábado (11), vinte e cinco mil mudas de hortaliças aos produtores rurais da capital. A ação, que conta com a parceria do Governo do Estado, aconteceu no Centro de Produção de Mudas de Anajatiua, no bairro Quebra- Pote, zona rural da capital.

O ato de entrega das mudas contou também com a presença do secretário Estadual de Agricultura, Márcio Honaiser. Na oportunidade, o secretário formalizou a entrega dos implementos agrícolas cedidos pelo Governo do Estado, por meio do Programa Mais Produção. Entre os equipamentos estão um trator, um caminhão- refrigerador e 12 kits de irrigação.

"O desenvolvimento econômico e social de uma cidade tem na agricultura familiar uma forte aliada. E é isso que temos feito por meio de ações que vão desde a distribuição de insumos, equipamento, assistência técnica, entre outros projetos essenciais para estimular a produção de mais alimentos e a geração de renda no campo", afirmou Edivaldo.

Foram beneficiadas cerca de duas mil famílias de pequenos produtores dos agopolos de Itapera, Coquilho, Martinha, Tajipuru, Igataú, Jacamim, Mato Grosso, Maracanã, Conceição, Estiva, Cossaco, entre outras comunidades rurais. Entre as espécies de mudas distribuidas estão alface, couve, pimentão, mamão, manga, acaí precoce, entre outras variedades.

A ação é executada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa). O projeto tem como objetivo garantir a autonomia e a soberania dos trabalhadores rurais dos agropolo de São Luís, com o aumento da produção de suas hortas.

ESTIMULO

O vice-prefeito Júlio Pinheiro, que também participou do ato, destacou a iniciativa como um incremento essencial de estímulo ao aumento das próximas safras agrícolas em São Luís. "Com essa ação, vamos aumentar significativamente nossa safra e reduzir a importação de alimentos à capital. Precisamos inverter essa lógica, e isso se faz com ações como esta, valorizando a agricultura familiar, estimulando a produção e fornecendo os insumos necessários para garantir mais alimentos de qualidade à mesa dos maranhenses, oriundos das nossas hortas, disse Júlio Pinheiro.

Durante a entrega dos kits de irrigação o secretário Márcio Honaiser destacou a parceria entre Governo e Prefeitura. "Mais uma parceria importante emtre o Governo do Estado e a Prefeitura, para somarmos esforços e garantir também à agricultura mais incentivos para seu desenvolvimento", disse Honaiser.

Em entregas anteriores a Prefeitura já beneficiou cerca de 2 mil famílias de agricultores com aproximadamente uma tonelada de sementes de milho e 13 toneladas de sementes diversas. O titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, também destacou as políticas desenvolvida pela Prefeitura de São Luís visando ao desenvolvimento da agricultura local.

"Consolidamos aqui mais um importante apoio à infraestrutura de produção, com investimentos para ampliar e resgatar a nossa agricultura, proporcionando mais renda e qualidade de vida no campo", disse o secretário.

INCENTIVO Á PRODUÇÃO


Um dos trabalhadores rurais beneficiados pela entrega das mudas de hortifrúti foi o agricultor Edson de Sousa, 47 anos, do agropolo de Matinha, "Sem dúvida, é um grande estímulo que a Prefeitura e o Estado estão dando ao pequeno agricultor familiar. Muitos agropolos já estavam quase desativados e hoje estão com sua produção em franca expansão", disse ele.
A agricultora Rosâgela Rocha, 55 anos, do agropolo do Maracanã, destacou a satisfação de receber os insumos agrícolas. "São mudas de muita qualidade e que vão ajudar bastante o pequeno agricultor a aumentar seu plantio e, consequentemente, sua renda", disse.

Participaram também do ato de entrega das mudas o deputado federal, Weverton Rocha; os secretários municipais Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Canindé Barros (Trânsito e Transporte), Jota Pinto (Articulação Política); os vereadores Paulo Vitor e Joaozinho Freitas.

                 Acesse aqui galeria de imangens desta reportagem