agencia

Notícias

Atualizado em 13/03/2017 às 14h58

Saúde realiza oficina sobre procedimentos sanitários em consultórios odontológicos

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Saúde realiza oficina sobre procedimentos sanitários em consultórios odontológicosA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última sexta-feira (10), uma capacitação direcionada aos profissionais de Odontologia e proprietários de estabelecimentos de assistência odontológica inspecionados pela Vigilância Sanitária Municipal, bem como para acadêmicos de Odontologia.

O tema da capacitação, "Procedimentos Sanitários em Serviços Odontológicos à Luz da Vigilância Sanitária", foi debatido pelo superintendente da Vigilância Estadual, Edmilson Diniz, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CRO-MA) Marcos Pinheiro, engenheira sanitária Leeds Vilar e pela Fiscal Sanitária e odontóloga, Alessandra Alencar.

O objetivo da oficina foi garantir o cumprimento das normas e procedimentos da Anvisa e das Leis Estadual e Municipal que disciplinam a atuação dos profissionais e estabelecimentos prestadores de serviços odontológicos.

"É muito importante ressaltar que a Vigilância notifica e autua irregularidades, pois a prioridade é educar e orientar sobre como deve ser a disposição sanitária dos consultórios", ressaltou a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Zilmar Pinheiro.

Na oportunidade foram trabalhados temas como documentação para o licenciamento sanitário, edificações em consultórios e clínicas odontológicas, produtos e raio- X odontológicos e gerenciamento de resíduos públicos.

Para o presidente do CRO-MA, Marcos Pinheiro, o momento foi oportuno para tratar de assuntos relacionados à prática da Odontologia. "Essa capacitação foi oportuna para estimular ainda mais os profissionais a serem mais rigorosos nas suas condutas sanitárias, pois estamos lidando com a saúde das pessoas e isso é muito sério. Temos atuado no sentido de deixar bem claro, que não será tolerada nenhuma violação do direito à vida, saúde e segurança dos pacientes", destacou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem