agencia

Notícias

Atualizado em 17/03/2017 às 17h36

Prefeitura comemora Dia do Contador de História com oficina na Biblioteca Municipal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Contar histórias é uma arte que tem sido cada vez mais procurada por profissionais que atuam no campo interdisciplinar da educação, arte, saúde, sendo uma atividade importante para mediadores do livro e leitura. Nesta segunda-feira (20), às 9h, a Biblioteca Municipal José Sarney realizará uma oficina de contação de histórias no equipamento cultural da Prefeitura de São Luís para alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) São Sebastião, ministrada pelo produtor cultural e arteterapeuta André Lobão.

"Esta é mais uma atividade da Biblioteca Municipal que tem como objetivo sensibilizar as crianças com o universo lúdico da literatura por meio da contação de história marcando também a data em que se comemora o Dia Internacional do Contador de Histórias, 20 de março", explicou Rita Oliveira, diretora da Biblioteca Municipal.

Durante a oficina, as crianças serão estimuladas a resgatar a memória do imaginário individual e coletivo por meio de histórias que foram contadas dentro da família, por avós, pais, tios ou professores, com uso de jogos e elementos teatrais.

"Vamos construir com eles uma grande roda de contação de história onde cada grupo, com uso de objetos de cena e figurinos teatrais, vai criar a sua própria história a partir do que eles pactuaram nesse imaginário coletivo comum a eles", explicou André Lobão.Prefeitura comemora Dia do Contador de História com oficina na Biblioteca Municipal

Lobão, que também é gestor do Cine Teatro da Cidade, profissionalizou-se contador de histórias no ano de 2006, quando integrava a Companhia de Teatro Tapete Criações Cênicas. De lá para cá, ampliou seu potencial de contador de histórias participando de oficinas e exercitando esta prática artística em escolas e projetos sociais. Na oficina, ele apresenta histórias que compõe o espetáculo "Encantador de Histórias", com mitos, contos de fadas e histórias populares, com uso de diversos objetos de cena, música e instrumentos.

Ele destacou ainda a importância social do contador de história. "O contador é um xamã porque vem ao longo da história mantendo viva a memória e história das comunidades e seus antepassados, com referenciais de identidade cultural, pertencimento, localidade, povo e família", enfatizou.

O Dia do Contador de Histórias é comemorado internacionalmente no dia 20 de março. A data foi criada em 1991, na Suécia, com o objetivo de promover a prática da contação de histórias em todo o mundo. A Biblioteca Municipal José Sarney fica localizada na Rua do Correio, no Bairro de Fátima.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem