agencia

Notícias

Atualizado em 20/03/2017 às 16h08

Dia do Contador de Histórias é celebrado pela Prefeitura com ação na Biblioteca Municipal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Dia do Contador de Histórias é celebrado pela Prefeitura com ação na Biblioteca MunicipalHistórias, música e criatividade marcaram o Dia do Contador de Histórias, celebrado nesta segunda-feira (20), pela Prefeitura de São Luís com uma oficina na Biblioteca Municipal, localizada no Bairro de Fátima. O produtor cultural, arteterapeuta e contador de histórias há 12 anos, André Lobão, motivou as crianças do 3º ano da Unidade de Educação Básica Ensino Fundamental (U.E.B.) São Sebastião a usarem sua imaginação para criar, contar, ler, cantar e ouvir histórias.

A atividade envolveu os participantes em dinâmicas de grupo e cirandas, relembrando músicas e historinhas que marcaram a infância de gerações. "Todos somos contadores de histórias, o contador marca a cultura de um povo, pois faz o registro da memória de sua época. Esse profissional se dá a partir do imaginário e tem a importante missão de passar a história através das gerações, para que o povo consiga se identificar e criar referências em suas vidas. As histórias podem ser contadas de diversas formas, como, por exemplo, através do teatro ou cantigas", frisou André Lobão.

Ainda segundo o Lobão, a oficina teve o objetivo de fomentar o exercício da fala e escuta. "A partir desse espaço de brincadeiras, fazemos trocas afetivas, podendo ser uma hora plateia, que ouve, e noutra contador, que fala. O contador de histórias se reconhece e catalisa relações de afeto, pois é capaz de reunir multidões e despertar milhares de sentimentos contando e recontando histórias, mantendo viva a memória e história das comunidades e seus antepassados, com referenciais de identidade cultural, pertencimento, localidade, povo e família", disse.

CONTAÇÃO

A diretora da Biblioteca Municipal José Sarney, Rita Oliveira, destacou a importância deste profissional na mediação do livro e leitura. "Por orientação do prefeito Edivaldo todos os eventos e ações da biblioteca sempre têm como foco a contação de histórias, por entendermos que essa prática motiva a leitura e o gosto pelo mundo literário. Vemos que isso gera protagonismo, auxilia na desinibição, desenvolve lúdico e criatividade, além de formar cidadãos conscientes e leitores. Hoje, não poderíamos deixar de homenagear esse profissional com o que ele mais gosta de fazer".

Para Maria Eduarda Silva, de 8 anos, foi uma manhã de aprendizado e improviso. "Nunca tinha contado histórias, só ouvido na escola. Aqui pudemos ver as histórias dos livros, contamos umas que já existem e fizemos novas. Foi muito bom, pois trabalhamos juntos e não foi difícil. Gostei de fazer a personagem da Dona Baratinha e narrar esta história", disse a criança.

Durante a oficina, as crianças também foram estimuladas a resgatar a memória do imaginário individual e coletivo por meio de histórias que foram contadas dentro da família, por avós, pais, tios ou professores, com uso de jogos e elementos teatrais.

Durante o mês de março, a Biblioteca Municipal José Sarney, localizada na Rua do Correio s/n - Bairro de Fátima, realiza também ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Este mês já houve palestra sobre autoestima, a importância da imagem no ambiente profissional e oficina de maquiagem.

Na última semana terá uma oficina de Ovos da Páscoa. "Todos os anos realizamos esta oficina, seguindo o calendário sazonal com a festividade da Páscoa. Este ano vamos encerrar a programação destinada às mulheres com a confecção de Ovos da Páscoa, que pode tanto servir para presente, quanto para complementar a renda delas. É a forma que encontramos de dar empoderamento às mulheres do bairro e fazê-las conhecer e utilizar este espaço da Biblioteca, que está aberto para todos que desejam usufruir", explicou Rita Oliveira, diretora da Biblioteca Municipal.

O Dia do Contador de Histórias é comemorado internacionalmente no dia 20 de março. A data foi criada em 1991, na Suécia, com o objetivo de promover a prática da contação de histórias em todo o mundo.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem