agencia

Notícias

Atualizado em 24/03/2017 às 16h44

Prefeitura e comunidade festejam três anos de funcionamento do Centro-Dia

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura e comunidade festejam três anos de funcionamento do Centro-Dia"Centro-Dia é mais que um teto, é o amor completo. Em um gesto de carinho e dignidade; aqui encontrei a felicidade. Em um gesto de amor e compaixão, encontrei amigos para chamar de irmãos". O poema é de Polyana Vilas Boas, atendida pelo Centro-Dia, equipamento social da Prefeitura de São Luís, entregue na gestão do prefeito Edivaldo, completou nesta sexta-feira (24), três anos de funcionamento. O espaço atende pessoas com deficiência intelectual e física, promovendo atividades de lazer, educativas, culturais e de capacitação.

Administrado pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), atende diariamente 42 pessoas. No Centro-Dia já foram realizadas mais de 3.700 atividades com pacientes entre 18 e 60 anos, sendo referência nacional no atendimento à pessoa com deficiência, segundo reconhecimento concedido em 2015 pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

De acordo com a titular da Semcas, Andreia Lauande, durante o tempo de funcionamento, o espaço avançou em relação ao atendimento tanto dos pacientes quanto de suas famílias, reforçando as políticas sociais implementadas na gestão do prefeito Edivaldo. "Temos um carinho muito especial por esse equipamento social, que faz grande diferença na vida dessas pessoas atendidas aqui. Trabalhamos no sentido de garantir a independência que elas tanto precisam para viverem de forma plena e feliz, reiterando a posição do prefeito Edivaldo no que diz respeito à atenção dispensada a este segmento", enfatizou a secretária.

A festa de aniversário de fundação do equipamento social reuniu pacientes, pais, cuidadores sociais e equipes técnicas, em uma programação diversa que incluiu palestras de sensibilização, exibição de vídeos, prestação de contas do serviço. Uma apresentação musical com os atendidos, parodiou a música 'Whisky a gogo", usando o tema inclusão social.

NOVO MOMENTO

Para Vera Lúcia dos Santos, mãe de Caio Santos, 21 anos, o Centro-Dia, marcou um novo momento na vida do filho, que se tornou uma pessoa mais alegre e independente. "Só tenho a agradecer o trabalho que é feito aqui, de certa forma mudou vida do meu Caio, ele estava ficando triste e depressivo e depois que passou a frequentar este espaço, fez amigos e passou a se aceitar. Criou mais responsabilidade consigo mesmo e com as próprias coisas, participando das atividades domésticas como lavar louça e arrumar o quarto", festejou a comerciante.

O Centro-Dia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Educacional São José Operário, localizado no bairro Cidade Operária. Os usuários são, em sua maioria, pessoas encaminhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) da capital ou por demanda espontânea, aqueles que procuram o serviço na sede. Eles podem frequentar o Centro diariamente ou em dias alternados, em período integral (10 horas) ou parcial (mínimo de quatro horas), a partir da elaboração de um plano individual e/ou familiar de atendimento.

O espaço tem uma equipe multidisciplinar composta de enfermeiro, coordenadores técnicos, psicólogo, terapeuta e cuidadores. O projeto Centro-Dia integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite – ação federal lançado em 2011 que tem como objetivo implantar novas iniciativas em benefício das pessoas com deficiência.

SAIBA MAIS
O que é
O Centro-Dia é uma unidade pública especializada que atende jovens e adultos com deficiência intelectual e física, promovendo atividades de lazer, educativas, culturais e de capacitação que não têm autonomia e dependem de outras pessoas. As famílias dessas pessoas também são atendidas no Centro-Dia.

O que faz
O Centro-Dia oferece atenção integral à pessoa com deficiência em situação de dependência durante o dia e, ao mesmo tempo, serve de apoio às famílias e aos cuidadores familiares na diminuição do estresse decorrente dos cuidados prolongados na família. É, portanto, uma alternativa coletiva de cuidados pessoais, complementar aos cuidados das famílias.

Onde fica
Na Cidade Operária, avenida principal, no prédio do Centro São José Operário

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem