agencia

Notícias

Atualizado em 31/03/2017 às 15h29

Prefeitura e Governo assinam edital do projeto Tour Jovem Cidadão

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura e Governo assinam edital do projeto Tour Jovem CidadãoNo Dia Mundial da Juventude, comemorado nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, assinou o edital de lançamento do projeto Tour Jovem Cidadão, que tem como objetivo proporcionar aos jovens da capital e do interior acesso aos equipamentos históricos, artísticos, turísticos e de lazer da cidade de São Luís. Na ocasião também foram assinados pelo Governo outros editais com foco na juventude. A solenidade ocorreu no auditório do Palácio dos Leões.

Os editais vão beneficiar jovens na capital e no interior. No caso específico do Tour Jovem Cidadão, os participantes poderão conhecer espaços como museus, teatros, bibliotecas e outros equipamentos culturais e turísticos de São Luís, que contribuem para a construção do pertencimento histórico e étnico-racial, e da formação cultural. O edital reafirma a parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Para a secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira, o apoio da Prefeitura de São Luís foi fundamental para a elaboração do Tour Jovem Cidadão. "Já tínhamos a parceria com da Setur e agora estamos ampliando para todo o Maranhão esse sentimento de pertencimento com a cultura e espaços arquitetônicos da Grande Ilha. Vamos acabar com esse distanciamento entre as pessoas e os nossos espaços públicos", afirmou.

De acordo com a titular da Setur, Socorro Araújo, os editais oficializaram o compromisso das gestões Municipal e Estadual com o reconhecimento do papel do jovem no desenvolvimento local. "Estamos resgatando a dignidade dos nossos jovens e estimulando todo o seu processo de desenvolvimento. A juventude é fundamental para construir a cidade e é nosso dever dar suporte para isso", considerou a secretária.

PARCERIA

A parceria direta entre a Setur e a Seejuv começou a partir o projeto Turismo Educativo, da Prefeitura de São Luís, que leva durante todo o ano profissionais para as escolas, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela história e belezas da capital.

As duas secretarias, então, resolveram unir forças para o Tour Jovem Cidadão, programa agora realizado por meio de edital assinado pela secretária Socorro Araújo e demais autoridades que estiveram presentes no ato solene.

Além do Tour Jovem Cidadão, o Governo do Estado também assinou o edital Juventude Com Ciência, realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema). O objetivo é contribuir para a formação de estudantes vinculados a instituições da rede pública ou privada sem fins lucrativos, por meio da mobilidade acadêmica, para desenvolvimento de projetos de caráterextensionista e melhoria dos indicadores sociais do Maranhão, voltados para os municípios inseridos no Plano Mais IDH.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem