agencia

Notícias

Atualizado em 01/04/2017 às 10h47

Prefeitura anuncia ampliação de pacote de obras em unidades escolares

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo anuncia ampliação de pacote de obras em unidades escolaresO prefeito Edivaldo anunciou na manhã desta sábado (1º) a ampliação do pacote de requalificação estrutural das unidades de ensino da rede municipal. O conjunto de obras, que inicialmente previa a recuperação de 70 unidades de ensino, agora vai incluir mais 30, totalizando 100 escolas a receberem os serviços. O anúncio foi feito durante vistoria do prefeito às obras de recuperação da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro (Centro).

Dois prédios integram a unidade escolar: o primeiro,voltado para a área de Educação Infantil, foi entregue aos estudantes em fevereiro e está em pleno funcionamento. O segundo, que atende aos estudantes de Ensino Fundamental, está com os serviços em estágio avançado.

"Recebemos uma rede escolar com problemas sérios e completamente sucateada e, desde o início da nossa primeira gestão, buscamos trabalhar para modificar essa realidade. Vamos trabalhar para entregar mais cem escolas completamente requalificadas aos estudantes e professores da nossa cidade, garantindo assim condições mais dignas de aprendizado e de trabalho na rede municipal de educação", disse o prefeito Edivaldo. Durante a visita à escola, ele estava acompanhado da primeira dama, Camila Holanda e do secretário de Educação, Moacir Feitosa.

SERVIÇOS

 

A requalificação da U.E.B. Alberto Pinheiro é um anseio antigo da comunidade daquela escola. A unidade, que apresentava problemas estruturais, rachaduras nas paredes e desgaste de itens de ferro, entre outros problemas, teve a estrutura reforçada com a construção de pilares e paredes, que foram refeitas. O piso foi trocado e o telhado foi refeito. A obra contempla ainda substituição de janelas, portas e grades e melhorias na quadra, com pintura e conserto do piso.

Por se tratar de prédio tombado como Patrimônio Histórico, os serviços realizados na unidade são executados de modo a garantir a manutenção de suas características originais. Os trabalhos são executados sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

A U.E.B. Alberto Pinheiro oferece Ensino Fundamental nos três turnos para aproximadamente 1.500 alunos. A estrutura física da unidade possui 18 salas de aula, amplo refeitório, quadra esportiva, cinco banheiros, sala de material esportivo, do serviço social, biblioteca, sala de vídeo, dos professores, da coordenação, de informática, secretaria, depósito, direção adjunta e direção geral.

A conclusão dos serviços na U.E.B. Alberto Pinheiro vai possibilitar que os estudantes voltem a ocupar o prédio. Atualmente,  para não haver prejuízo ao calendário escolar, as aulas acontecem em um outro imóvel no mesmo bairro. "É uma escola grande e tradicional da nossa cidade, que tem capacidade para atender a um grande número de alunos, Nossa meta que ela seja entregue o mais breve possível, e que seja um espaço de aprendizado capaz de fazer a diferença na vida das crianças que por aqui passsarem", afirmou o prefeito Edivaldo. 

COMPROMISSO

 

Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, a ampliação do conjunto de obras de requalificação e melhorias mostra o compromisso da Prefeitura de São Luís com a educação municipal. "Educar é uma missão de superar dificuldades e romper limites, e é pela educação que se consegue ir mais além. Educação de qualidade passa pela valorização dos educadores, motivação dos estudantes e por estrutura adequada no ambiente escolar. Essas melhorias concretizam o compromisso do prefeito Edivaldo com a área da Educação", disse o secretário.

O prédio da Educação Infantil da U.E.B. Alberto Pinheiro ganhou banheiros adaptados ao público infantil e uma cozinha mais espaçosa. Redes elétrica e hidráulica foram recuperadas, assim como o telhado. O prédio também recebeu pintura, novas portas, ventiladores e divisórias de gesso. O pátio de atividades também foi recuperado. 

A unidade oferece Educação Infantil I e II e creche para 240 crianças. "Estamos muito felizes com o trabalho que foi realizado aqui, que transformou nossa escola em um espaço mais aconchegante, confortável e seguro para as crianças. Com isso, ganhamos também a confiança dos pais, que puderam constatar a qualidade do ensino que seus filhos recebem a partir de agora", enfatizou a diretora da unidade, Liana Teresa Campos Pinho.

MEMÓRIA

A U.E.B. Alberto Pinheiro recebeu este nome em homenagem a Alberto Marques Pinheiro, filho de portugueses, nascido em São Luís, em junho de 1846. Ele foi vereador da capital, inspetor de Instrução Pública Municipal, Consul do Paraguai no Maranhão e era jornalista, redator chefe do antigo Diário do Maranhão. Alberto Pinheiro faleceu em maio de 1927, aos 81 anos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem