agencia

Notícias

Atualizado em 07/04/2017 às 14h52

Lançado há um mês pela Prefeitura aplicativo 'Meu Ônibus' registra mais de 40 mil downloads

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Lançado há um mês pela Prefeitura aplicativo ’Meu Ônibus’ registra mais de 40 mil downloadsCompletando esta semana um mês do início de sua implantação, o aplicativo 'Meu Ônibus', lançado pela Prefeitura de São Luís já ultrapassou o número de 40 mil downloads executados, nas duas plataformas de acesso ao dispositivo: sistema Android e IOS. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), a expectativa é que até domingo (9), data em que completa exatos 30 dias de implantação, o aplicativo registre aproximadamente 50 mil downloads efetuados.

Dos mais 40 de mil downloads executados até esta sexta-feira (7), cerca de 38.300 foram baixados pelo sistema Android (Google Play) e 1.800 por meio do sistema IOS (Apple Store). "O número de downloads executados está na média esperada e a busca pelo dispositivo tem sido considerável, o que revela a boa aceitação da população com mais esta importante ferramenta idealizada na gestão do prefeito Edivaldo, para proporcionar mais qualidade e comodidade aos passageiros do sistema de transporte público em São Luís", ressalta o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros.

A ferramenta, que foi lançada pelo prefeito Edivaldo no dia 9 do mês passado e tem beneficiado milhares de pessoas que utilizam diariamente o sistema de transporte público da capital, facilitando sua vida com o fornecimento de informações precisas sobre o tempo de deslocamento e horário em que os ônibus estarão na parada que pretende utilizar.

Pelo aplicativo, o passageiro tem acesso ao horário do ônibus e pode escolher a parada mais próxima. Os passageiros apontam como maiores benefícios a economia de tempo e garantia de mais segurança no uso do serviço coletivo.

APLICATIVO

O 'Meu Ônibus' reúne os dados por meio dos GPS instalados nos 936 ônibus do sistema indicando o horário de chegada em cada uma das 1.400 paradas da cidade. O celular precisa estar com o GPS acionado para o uso da ferramenta. Ao ser acessado, o aplicativo indica a localização do usuário.

No ícone de busca, basta informar o destino desejado e aparecerá uma lista das linhas disponíveis nas proximidades e os respectivos horários em que o ônibus passará. A tecnologia veio para facilitar a vida dos usuários do transporte na capital.

Ao baixar o aplicativo, o passageiro poderá identificar, além da própria localização, a posição onde se encontram os pontos de ônibus mais próximos. Ao escolher o ponto onde irá embarcar, terá disponível na tela do seu celular a identificação das linhas que param naquele ponto de embarque, o ônibus mais próximo da sua linha escolhida, o número do veículo, bem como o tempo aproximado em que chegará ao local onde o usuário de encontra.

BENEFÍCIOS

O serviço tem beneficiado pessoas como a comerciária Rosana Cantanhede, 26 anos. "Eu moro no Piancó, uma área distante do centro. O aplicativo me possibilitou programar melhor meus horários de saída de casa e do trabalho, porque agora sei exatamente a hora que meu ônibus vai passar na parada mais próxima de mim", disse ela.

O estudante João Lucas Barbosa, 22 anos, também enaltece os benefícios do aplicativo. "O aplicativo permite que tenhamos maior controle sobre nossos deslocamentos. Antes ficávamos na parada sem saber ao certo se o ônibus já tinha passado ou não. Agora, sabemos exatamente a que distância está e em quanto tempo vai chegar. Isso é muito bom", relatou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem