agencia

Notícias

Atualizado em 07/04/2017 às 16h10

Prefeitura de São Luís e Instituto Alcoa iniciam nova fase de programa ambiental nas escolas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís e Instituto Alcoa iniciam nova fase de programa ambiental nas escolasProfessores, gestores e coordenadores pedagógicos de escolas da rede de ensino municipal de São Luís, localizadas na zona rural, se reuniram na manhã desta sexta-feira (7) para planejar as ações do Programa Educação Comunitária Ambiental (Ecoa) para o ano de 2017. O Ecoa é uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e o Instituto Alcoa.

O titular da Semed, Moacir Feitosa, comemora a parceria. "As atividades do programa Ecoa fortalecem as metas da gestão do prefeito Edivaldo para a educação integral no município de São Luís, por isso celebramos a parceria do Instituto Alcoa", destacou Moacir Feitosa.

Nos três primeiros anos do Ecoa em São Luís (2014 a 2016), as atividades foram realizadas nas unidades de Educação Básica (U.E.B.) Evandro Bessa (Estiva), Zebina Eugênia Costa (Tibirizinho), Gomes de Souza (Vila Maranhão), Hortência Pinho (Coqueiro) e Arthur Nabatino Gonçalves de Azevedo (Pedrinhas). Nesta fase, as ações foram expandidas para outras cinco escolas da zona rural: U.E.B. Augusto Mochel, Amaral Raposo, Antonino Baldez, Uruati e Rosilda Cordeiro.

O I Workshop de Engajamento do Programa foi realizado no auditório do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) - BR 135, Km 5, Tibiri – e reuniu mais de 40 educadores, além de técnicos da Semed e parceiros da empresa Evoluir, encarregada dos treinamentos e capacitações do programa.

O objetivo do Ecoa é conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, a partir de um trabalho conjunto entre estudantes, professores, familiares e toda a comunidade escolar. O coordenador de projetos da Evoluir, Bruno Cavalcante, facilitador do workshop, explica que as ações do programa visam o fomento à participação comunitária. "No sentido de construir sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para os valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes", sentenciou.

MEIO AMBIENTE

Durante o workshop, a Secretária Adjunta de Ensino (SAE), Maria de Jesus Gaspar Leite, falou da importância das ações do programa para a preservação do meio ambiente e da vida, com a participação não só de estudantes e professores, mas de toda a comunidade escolar e entorno. "Esta parceria só nos alegra, pois temos visto a construção de inúmeros projetos na zona rural de São Luís, que valorizam a arte, a cultura e o meio ambiente local", assinalou Maria de Jesus.

Para as novas escolas participantes do Ecoa, o momento foi de um conhecimento mais aprofundado das ações do programa e do planejamento para o ano de 2017. A professora Meire Lourdes Pereira Almeida, coordenadora pedagógica na U.E.B. Augusto Mochel, diz que toda a escola está otimista com relação à chegada do programa. "Temos muitas ideias para 2017, quando nossa escola completa 45 anos. Queremos revitalizar o jardim, construir um memorial para a escola, e trabalhar a arte e a cultura local em parceria com o Ecoa", falou, animada, Meire Lourdes.

A gestora da U.E.B. Artur Azevedo, Sherlene Regea Araújo Farias, conta que durante os três anos de parceria com o programa, a escola desenvolveu o projeto "Geladeiroteca" (de construção de quatro bibliotecas móveis em carcaças de geladeira), construiu uma horta, estimulou o empreendedorismo, fez mutirões de limpeza e de combate ao mosquito Ades aegypti, reorganizou a biblioteca da escola, além de ações de incentivo à leitura e escrita. "Então, nossas expectativas para este ano são ainda maiores", assegurou.

SAIBA MAIS

SOBRE O ECOA

O programa Educação Comunitária Ambiental (Ecoa) é uma iniciativa do Instituto Alcoa desenvolvida através de parceria com as secretarias de educação de estados e municípios brasileiros. O objetivo é estimular a participação da comunidade na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação ambiental que enfatizem os valores humanos, o desenvolvimento de habilidades e mudança de atitudes a partir do conhecimento.

O programa é composto de curso de formação para professores; distribuição nas escolas de material lúdico educativo, como baús das artes, jogos de tabuleiro e livros; e ainda as Missões Ecoa, atividades desenvolvidas pelo programa no turno contrário ao da sala de aula.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem