agencia

Notícias

Atualizado em 07/04/2017 às 16h55

Prefeitura promove ação para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura promove ações e serviços de saúde para comemorar o Dia da Atividade FísicaEm comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde foi realizada neste sábado (8), uma ação conjunta entre Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado do Maranhão. A mobilização, coordenada pelas Secretarias Municipal (Semus) e Estadual de Saúde (SES), movimentou a comunidade da Cohab, na Quadra Poliesportiva Sabará (Av. Joaquim Mochel).

As ações foram realizadas por equipes técnicas da Semus e SES e de outras instituições parceiras, que levaram à população informações sobre a adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção dos fatores de risco para desenvolvimento de doenças como hipertensão arterial, diabetes, câncer, entre outras.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a gestão do Prefeito Edivaldo elegeu a prevenção de doenças como prioridade. "O nosso modelo de assistência tem várias ações e estratégias visando à promoção da saúde e prevenção de riscos, e para atingirmos os objetivos é preciso conscientizar a população e estimular a qualidade de vida", afirma.

AÇÃO

Durante toda a manhã de sábado aconteceram diversas atividades, como caminhadas, aulão de dança, jogos de vôlei, aferição de pressão arterial e colesterol, teste de glicemia capilar, orientação nutricional e ações recreativas com as crianças da comunidade.

A superintendente de Vigilância Epidemiológica da Semus, Teresinha Lobo, ressaltou que a atividade física feita de forma regular previne ou melhora problemas de saúde. Diabetes, hipertensão, obesidade, alterações em taxas sanguíneas, como colesterol ou triglicerídeos, problemas osteoarticulares, e até complicações das funções cognitivas, como o Alzheimer, que conta única e exclusivamente com o exercício aeróbico regular como meio de prevenção.

"Essa ação é uma forma de alertar a população da importância de praticar uma atividade física. Temos vários relatos de pessoas idosas que participam de atividades desenvolvidas pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) e contabilizam ótimos resultados", relatou Teresinha.

O aposentado José de Ribamar tem 64 anos e faz atividades físicas, depois de descobrir problemas como colesterol alto e bursite. "Eu melhorei 100% desde que comecei a me mexer realmente. Não tenho mais os sintomas da bursite, as taxas de colesterol e a glicemia, que eram sempre bastante alteradas, estão controladas e durante o dia a dia, a gente se sente revigorado", disse ele, que pratica natação e futebol com frequência.

A dona de casa Magnólia Madeira de 58 anos, também foi participar da ação. "Sempre que sei que tem essas atividades eu participo. Sou atendida pelo Programa Saúde da Família na Vila Embratel. Há três anos tive uma crise grave de depressão, mas comecei a praticar atividades físicas e melhorei muito. Nestes locais encontreiamigos, pessoas com quem interagimos. Ficar em casa parada, além de fazer mal ao nosso corpo, faz mal para a alma", disse.

SAÚDE

A Prefeitura de São Luís já tem em funcionamento três unidades da Academia da Saúde, nos Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab), Fabiciana de Moraes (Habitar Nice Lobão) e Amar (Vicente Fialho).

O objetivo da Academia é contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física, de lazer e modos de vida saudáveis.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem