agencia

Notícias

Atualizado em 09/04/2017 às 10h48

Prefeitura promove lazer, cuidados e orientações para pessoas atendidas pelo Centro Pop

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís


Prefeitura promove lazer, cuidados e orientações para pessoas atendidas pelo Centro PopUma manhã de beleza, cuidados com a saúde e autoestima, orientações e informação para pessoas em situação de rua, atendidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. A ação aconteceu neste sábado (8), no Centro Pop da área Centro e foi promovida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceria com a Faculdade Pitágoras.

Segundo a titular da Semcas, Andreia Lauande, a gestão tem priorizado ações que proporcionem cuidados e respeito com o público em situação de rua. "Cuidado e autoestima andam juntos. É uma recomendação do prefeito Edivaldo que o público em situação de risco e vulnerabilidade social tenha acesso a todas as políticas públicas do município. A Semcas mantém articulação com a rede da saúde e parceria com instituições de ensino superior, que ofertam a estes usuários orientação, informação e encaminhamento aos serviços de saúde", ressaltou a secretária.

A coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da Faculdade Pitágoras, Cristiane Lima, destacou a importância de parcerias com o poder público, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidades. "Entendemos que uma instituição de ensino superior deve incentivar os alunos a atitudes ligadas à cidadania e responsabilidade social. Quando essa atividade está vinculada isso a uma política pública que já existe, a experiência se torna legitimada e formadora tanto para os nossos alunos, quanto para as pessoas atendidas", explicou.

Durante todo o dia, os usuários tiveram acesso serviços de enfermagem com aferição de pressão e teste de glicemia capilar, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, uso racional de medicamentos e distribuição de preservativos; odontologia com orientações sobre higiene bucal e fisioterapia.

Para Antônio da Silva, tudo foi novidade, já que foi a primeira vez que realizou procedimentos estéticos. "Eu sempre tive vontade, mas nunca condições de pagar por cuidados como que estou tendo hoje nessa ação do Centro Pop, nos sentimos mais felizes, bonitos, a pele fica lisinha e autoestima lá em cima', disse o usuário do Centro Pop.

Além de atendimentos e cuidados na área da saúde, receberam também assistência jurídica e rodas de conversas temáticas sobre violência contra mulher, violência doméstica e Lei Marinha da Penha; assistência social e estética com visagismo de sobrancelhas, higienização facial e massagens relaxantes.

REDE DE ATENDIMENTO

A Semcas possui uma rede de atendimento socioassistencial voltado à população em situação de rua, em consonância ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Entre os serviços destacados para atender este público em São Luís, está o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua ofertado pelos Centros Pops, Serviço de Acolhimento Institucional e também Abordagem Social, que realiza a identificação e encaminhamento de indivíduos em situação de rua com direitos violados para os Creas de referência do seu território, Centros Pop e rede de serviços locais.

Os Centros Pop ofertam aos seus usuários acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, assim como asseguram acesso à alimentação em Restaurante Popular, espaços para guarda de pertences, higiene pessoal, encaminhamento para acesso a programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais e de outras políticas públicas e de organizações não governamentais.

A abordagem social se constitui em um trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculos de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos. O serviço resgata pessoas da rua, que aceitam ser encaminhadas à rede de serviços que atuam na construção do processo de autonomia do indivíduo.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem