agencia

Notícias

Atualizado em 11/04/2017 às 13h49

Parceria entre Prefeitura e UFMA leva estudantes para concerto didático com orquestra da Paraíba

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Parceria entre Prefeitura e UFMA leva estudantes para concerto didático com orquestra da ParaíbaGraças à parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mais de 200 estudantes da rede pública municipal de ensino de São Luís participaram, na manhã desta segunda-feira (10) naquele centro de ensino, de um concerto didático promovido pela UFMA e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).

O secretário Moacir Feitosa, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), explicou que a Prefeitura, por intermédio da pasta e atendendo às políticas públicas implantadas na gestão do prefeito Edivaldo, mantém parcerias nas áreas de arte e cultura com instituições públicas e privadas da capital maranhense. "O objetivo é proporcionar aos estudantes da rede atividades extracurriculares que aliem o aprendizado à vivência da música, teatro, dança, artes plásticas e outras manifestações artístico-culturais. Para isto, temos fortes parceiros, que estão sempre nos apoiando, proporcionando aos nossos estudantes e também docentes momentos especiais de crescimento e aprendizado", observou Moacir Feitosa.

Participaram do concerto didático as unidades de Educação Básica (U.E.B.) São José de Itapera, Uruati, Rosilda Cordeiro e Amaral Raposo, da zona rural de São Luís; e a U.E.B. São Sebastião, no bairro de Fátima. Zélia Matias, mestre em Educação Musical da Semed, avaliou como muito positiva a aula para os estudantes, que além de aprenderem um pouco sobre musicalidade e instrumentos, tiveram também noções de regência. "Foi muito didática e interativa a aula. Eventos como este sensibilizam e estimulam os estudantes para a arte e a cultura", avaliou Zélia Matias.

EXPERIÊNCIA

A professora Lilian Maria Veloso Costa, gestora da U.E.B. São Sebastião, diz que a maioria dos estudantes que participaram do concerto didático nunca tinham visto uma orquestra sinfônica de perto. Ela diz acreditar que pouquíssimos estudantes têm acesso à música clássica e erudita. "O contato maior deles é com a música popular. Contudo, percebemos o quanto ficaram curiosos e impressionados com o som e a harmonia dos instrumentos. Eles subiram ao palco para tocar os instrumentos e conversar com o maestro. Nem sabiam a função de um maestro, mas agora já sabem", contou, satisfeita, a gestora.

A estudante Grazielle Leite da Luz, 8 anos, estudante do 3º ano, da U.E.B. São Sebastião, confirma isso. A garota relata sua percepção em relação aos sons. "É muito interessante ver e sentir o ritmo das músicas. Uns são calmos, outros agitados, tem também os mais finos (agudos) e grossos (graves)", descreveu. "Dos instrumentos, eu gosto mais do violão, porque eu faço aula e já sei tocar algumas notas", completou.

Para Kelly Aroucha, 8 anos, a orquestra é uma nova e boa experiência: "Nunca tinha visto uma orquestra de perto. E estou gostando principalmente do violino, do som que ele faz", pontuou.

HOMENAGENS

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) estreou em 6 de abril de 2013 e atualmente conta com a regência do maestro titular Thiago Santos. Em sua composição, dispõe de 24 músicos.

Os eventos realizados nesta segunda (10) pela UFMA e UFPB são uma homenagem aos 10 anos do curso de licenciatura em Música da UFMA, aos 90 anos de Ariano Suassuna e os 130 anos do maestro e compositor Heitor Villa Lobos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem