agencia

Notícias

Atualizado em 11/04/2017 às 18h29

Prefeitura capacita coordenadores pedagógicos para uso de minibibliotecas escolares

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura capacita coordenadores pedagógicos para uso de minibibliotecas escolares
Coordenadores pedagógicos das 98 escolas da Educação Infantil participaram esta semana de capacitação para a utilização do kit Minibiblioteca que foi distribuído pela Prefeitura de São Luís às escolas da rede municipal. O objetivo da formação é aprender sobre novas práticas para a utilização dos livros e instrumentos musicais que compõem o kit e que serão usados para trabalhos escolares e contação de histórias. A formação foi ministrada pela Editora Viva.

Na semana da volta às aulas a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou 98 kits da Minibiblioteca para as unidades de Educação Infantil da rede municipal. Cada uma contém 200 livros de literatura infantil e, ainda, uma bandinha musical com 20 mini-instrumentos de percussão, tais como tamborins, pandeiros, maracás, tambores, flautas, triângulos, pratos, chocalhos, entre outros. Tudo acomodado em uma estante com rodízios. A intenção é montar, nas escolas, espaços de leitura e aprendizado itinerantes, que vão percorrer vários ambientes dentro das instituições de ensino.

Para o secretário de Educação, Moacir Feitosa, as Minibibliotecas são espaços voltados para leitura, ferramenta indispensável para uma sociedade mais justa e digna e integrados à diretriz do prefeito Edivaldo para a área da Educação, que vê no acesso à leitura um facilitador do processo educacional e de grande importância para o desenvolvimento integral dos estudantes. "Precisamos compreender que a leitura, além de proporcionar momentos de lazer, contribui para o seu desenvolvimento integral e para o fortalecimento de habilidades cada vez mais necessárias no mundo contemporâneo. A biblioteca vem com uma nova alternativa para despertar o prazer de ler nas crianças", pontuou.

ACERVO

Os exemplares disponibilizados para as crianças entre 5 e 10 anos são coleções da literatura infantil que falam sobre caráter e cidadania com temas transversais, abordando ética e pluralidade cultural. "Na biblioteca, há muito mais variedade de obras, além de espaços especiais para realizar a leitura. Para as crianças, ter o hábito de frequentar uma biblioteca dentro da própria escola, além de trazer grande aprendizado, pode ser uma grande diversão", disse Sinara Coelho Lima Rodrigues, coordenadora do Livro Didático da Educação Infantil.

A coordenadora pedagógica da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Carlos Macieira, Maria José Sarah Maia, ressalta que a leitura para as crianças é importante para formar adultos leitores, com mais facilidade para escrever e se comunicar. "A leitura é um hábito poderoso que nos proporciona conhecer mundos e ter ideias sem sair do lugar, além de fortalecer a ligação entre o adulto que lê e a criança que escuta", afirmou a coordenadora pedagógica.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem