agencia

Notícias

Atualizado em 12/04/2017 às 14h28

Prefeitura promove encontro de fortalecimento da educação integral em São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura promove encontro de fortalecimento da educação integral em São LuísA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta terça-feira (11), o III Encontro de Fortalecimento das Ações do Programa Mais Educação (PME), que levou para o auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão a discussão sobre a temática "A construção de um território educativo articulado". O evento contou com a participação de mais de 400 educadores, entre professores, gestores e coordenadores pedagógicos, além de monitores do PME, técnicos da Semed e instituições parceiras.

O professor Moacir Feitosa, titular da Semed, destacou a importância do encontro para o fortalecimento da educação integral no município de São Luís. Ele pontuou algumas ações da Prefeitura nos últimos anos que corroboraram para a retomada de crescimento da curva do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esta iniciativas perpassam por um novo modelo de gestão escolar implantado e por capacitações de docentes e atividades pedagógicas que têm fortalecido o sistema ensino/aprendizagem.

"Em nome do prefeito Edivaldo, eu agradeço o empenho dos técnicos da Semed e dos nossos parceiros que têm trabalhado para, juntos, construirmos um território educativo articulado. Acredito que o desempenho do nosso município será maior que nos últimos anos, com o fortalecimento da educação integral", discorreu Moacir Feitosa.

O III Encontro de Fortalecimento das Ações do PME contou com a participação de estudantes de escolas do município de São Luís que estão no Programa Mais Educação, que fizeram apresentações musicais e teatrais. Uma delas foi o espetáculo "Saltimbancos", apresentados por alunos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Agostinho Vasconcelos.

PALESTRA

A palestra magna do evento "A construção de um território educativo articulado" foi ministrada pela professora e psicóloga Márcia Florência, do Centro Integrado de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro. Entre outras coisas, ela abordou as possibilidades de parcerias que existem nas instituições locais e precisam ser percebidas pelas escolas. "É preciso pensar qual o potencial educativo da comunidade, do território, e seguir metas de planejamento, acompanhamento, realizações e comunicação de resultados, para que haja verdadeiramente a construção de um território educativo articulado", pontuou Márcia Florência.

A professora Cláudia Teresinha Silva Penha, gestora da U.E.B. Mata Roma, presente ao encontro, destacou a importância do Programa Mais Educação para a promoção de um aprendizado mais dinâmico e integralizado. "Estamos tendo a oportunidade de ver o que foi desenvolvido no programa nos anos anteriores e repensar o que podemos construir para 2017", disse a gestora.

Kerlangela Keylla, professora da escola comunitária Ayrton Senna, disse que foi ao evento para conhecer melhor o PME. "E também para saber como desenvolver atividades que realmente possam somar para o desenvolvimento de uma educação verdadeiramente integral".

Do III Encontro de Fortalecimento das Ações do PME, participaram, além do secretário Moacir Feitosa; a secretária adjunta de Ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite; a secretária adjunta de gestão da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, Maria de Nazaré Garcez Oliveira; a superintendente da área de Ensino Fundamental da Semed, Arsênia Formiga; o coordenador geral do Programa Mais Educação em São Luís, professor Luiz Gonzaga II; e o coordenador do grupo gestor da Rede de Educação Integral de São Luís, Flaviomar Medeiros.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem