agencia

Notícias

Atualizado em 21/04/2017 às 17h04

Em parceria com Prefeitura, Espaço Cultural destinado à escritores maranhenses é inaugurado

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Em parceria com Prefeitura, Espaço Cultural destinado a escritores maranhenses é inauguradoDiversidade cultural reunida em um único espaço e vivência literária com a presença de escritores e artistas locais é a proposta do Espaço Cultural e Livraria Maranhense Amei, que inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (20), no São Luís Shopping (em frente a Livraria Leitura). O Espaço é uma iniciativa da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), com parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e apoio do São Luís Shopping.

"Estamos muito empolgados com a proposta deste espaço. Iniciativas como esta oportunizam que a população maranhense tenha uma vivência cultural e faça uma riquíssima troca de experiências, garantindo que a cultura esteja sempre viva e atravesse gerações. Nós, como poder público, reforçamos nosso objetivo de tornar a cultura algo acessível a todos, pois é o que temos de mais valioso, é nossa identidade. Este espaço é o início de um projeto maior de levar a cultura ao povo, sempre fortalecendo iniciativas em parceria com a Prefeitura", frisou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

Na inauguração, escritores e artistas do grupo Tramando Teatro estavam mascarados e trajados com figurinos do século XIX para receberem as autoridades, convidados da solenidade de inauguração e o público. A companhia teatral encantou a plateia com a performance "Quem está por detrás da máscara?".

Na oportunidade, o violonista Hélio Bonfim realizou apresentação musical e a cantora Sheila Castro entoou o Hino de Louvação a São Luís, fazendo também uma participação especial com cantos líricos para encerrar a solenidade de abertura. Ainda no mesmo dia, o escritor Alberico Carneiro proferiu palestra literária com o tema "Poesia versus Poema".

PROGRAMACÃO

A estimativa é que sejam realizados 60 eventos culturais por mês nas áreas de literatura, dança, música, artesanato, artes cênicas e artes plásticas. O Espaço visa a preservação, valorização e fortalecimento da cultura maranhense, feito exclusivamente para vivenciar a literatura e artes. Nele, estão englobados mais de mil títulos de escritores locais em uma livraria e ainda é composto por uma sala para apresentações e eventos culturais. Além de livros, o local dispõe de artesanato, desenhos, pinturas e outras obras expostas ou à venda, e sinaliza com placas intituladas "Escritor Presente" as obras dos escritores que estivem no local.

"Esta é uma oferta única, um novo conceito de fazer cultura. Não conheço outro local que desde o atendimento até o caixa é feito por escritores, em uma proposta inversa em que os artistas vão ao encontro de seu público. Aqui, o público sempre vai encontrar escritores e poder partilhar, conversar ou comprar suas obras. A Cultura Maranhense agora tem vez e voz permanente, a proposta é que o local seja feito e usado por todos, em especial aqueles artistas que não têm oportunidade de expor ou lançar suas criações. Estamos de portas abertas para quem desejar expor, sem cobrança de cachê. Agradecemos à Prefeitura de São Luís e ao São Luís Shopping que foram os dois parceiros que colaboraram para que este espaço fosse concretizado e garantiram que toda nossa programação seja gratuita", afirmou José Viegas, presidente da Associação Maranhense de Escritores Independentes.

A programação do Espaço é diária e diferenciada, recheada de palestras, debates, bate-papos, recitais, contação de histórias, saraus, performances musicais e artísticas, sempre com a prata da casa: escritores e artistas maranhenses ou radicados no Maranhão. O lugar começou a funcionar no dia 15 de abril, conglomerando gerações de escritores, desde os mais antigos até os contemporâneos, com obras até de jovens escritores de 8 anos de idade. O espaço já recebeu desenhistas, pintores, cartunistas, escritores mirins, musicistas e promoveu bate-papos com escritores e artistas, e lançamento de jovens talentos da literatura maranhense.

"Para nós é uma honra ter este espaço no São Luís Shopping e o público tem o privilégio de poder contar com o conforto e segurança que disponibilizamos. O local vem para popularizar a cultura e dar acesso a diferentes públicos que durante todo o ano poderão vivenciar a experiência de respirar arte e cultura maranhense em um único espaço. Desta maneira, estamos abertos para outras parcerias neste sentido de promover a difusão de nossa cultura", destacou o Gerente de Marketing do São Luís Shopping, Igor Quartin.

SOBRE A AMEI
A Associação Maranhense de Escritores Independentes surgiu de um sonho iniciado a partir da primeira edição da Flaema – Feira do Livro e do Autor Maranhense, no Shopping da Ilha, e que reuniu 102 escritores do Estado, com os mais diversos gêneros literários. Fundada em 25 de agosto de 2016, como um marco de resgate e renovo da literatura maranhense, ainda no último trimestre de 2016, a AMEI teve uma significativa participação na 10ª FeliS com 35 eventos literários e culturais e iniciou o ano de 2017 realizando o Café Literário e Filosófico na Casa do Maranhão. Todos os escritores maranhenses e residentes no Maranhão podem fazer parte da Amei, para isso, basta preencher a ficha de inscrição que se encontra no site www.ameiosfl.org. Também poderão conhecer o estatuto, demais ações e projetos da Amei e a programação de seu Espaço Cultural.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem