agencia

Notícias

Atualizado em 24/04/2017 às 18h19

Prefeitura monta programação especial no projeto 'Dançando e Educando' para a semana da dança

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura monta programação especial no projeto ’Dançando e Educando’ para o semana da dançaMúsicas e passos cheios de ritmo durante a animada aula de jazz do projeto 'Dançando e Educando', da Prefeitura de São Luís, alusiva às comemorações do Dia Internacional da Dança – 29 de abril. Nesta semana, as aulas de ballet convencionais do projeto serão substituídas por uma programação diversificada que inclui mostras de vídeo, apresentação de dança e momento de interação com os alunos. O projeto, implantado na gestão do prefeito Edivaldo, é coordenado pela primeira-dama Camila Holanda e leva a arte do ballet para alunos da rede municipal de ensino.

As aulas de jazz deixaram mais animado o dia da meninada, nesta segunda-feira (24). O estilo, diferente da delicadeza do ballet, somou para enriquecer ainda mais o aprendizado das crianças. A primeira-dama, Camila Holanda, prestigiou o momento especial. "É mais uma oportunidade para as crianças aprenderem algo mais sobre a dança, ressaltando essa data que é tão significativa. O jazz interage com o ballet e o projeto tem esse viés de levar às crianças uma programação diferenciada", destacou a primeira-dama.

A coordenadora e professora do projeto, a bailarina Debora Buhatem, destaca a relação do jazz com o ballet. Ela ressalta que o jazz ajuda a adquirir consciência corporal e será retomado na etapa das aulas de ballet contemporâneo. "As duas danças têm muito em comum, uma complementa a outra. Por isso, para comemorar o Dia da Dança, pensamos em formas complementares desta arte e que possam somar no conhecimento que é levado às crianças e jovens neste projeto", diz a professora.

O momento foi especial para a estudante Maria Clara Pereira, nove anos. Ela não conhecia o jazz e disse ter ficado encantada com o que pode aprender. "Gosto muito de ballet, mas quero aprender mais de jazz também, no futuro. Quero ser uma dançarina completa. Gostei muito da aula de hoje", disse a garota.

Para Rebeca Paixão, 14 anos, o aprendizado trouxe estímulo para se dedicar ainda mais. "Amo ballet e é isso que quero fazer, aprender a dançar. Foi muito bom ter aula de jazz e saber que tem tudo a ver com o ballet e que a gente vai aprender mais na frente", enfatizou.

A também bailarina profissional e professora do projeto, Miliane Moreira, destaca que um dos atrativos da ação é justamente proporcionar aos alunos diversas experiências na arte da dança. "Essas experimentações contribuem para que o corpo não fique condicionado a um só movimento. A proposta é mostrar às crianças diferentes estilos, tendo o ballet como foco e a semana especial proporcionou ampliarmos essa interação", explicou a professora.

PROGRAMAÇÃO

O cronograma da semana especial do projeto 'Dançando e Educando' prossegue nesta terça-feira (25), com a turma entre quatro e sete anos de idade. As crianças poderão levar um convidado e 'ensinar' o que já aprenderam no projeto.

Na quarta-feira (26), a turma entre oito e 14 anos vai apresentar um espetáculo com coreografia montada pela própria turma. "A ideia deste momento é fazer com que as crianças se organizassem, trabalhassem em conjunto e promovessem algo criado totalmente por elas", disse Debora Buhatem.

O circo será o tema da aula especial de quinta (27), com mostra de vídeo contando a história e mostrando as atividades desta arte. Na sexta (28), encerrando a semana comemorativa ao Dia Internacional da Dança, aula em vídeo de ballet clássico e contemporâneo. "São movimentos que a maioria destas crianças nunca viu e difere da aula apresentada ao vivo. Elas terão mais essa experiência a partir desta mostra", conclui a professora Debora Buhatem.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem