agencia

Notícias

Atualizado em 25/04/2017 às 15h53

Prefeitura e Defensoria Pública promovem roda de conversa no projeto Cuidar - Primeira Infância

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão realizou mais uma ação do projeto Cuidar - Primeira Infância: Abrace essa ideia, que visa fortalecer a rede de proteção à criança. Nesta semana, profissionais das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Anexo I da escola Olívio Castelo Branco, no Anil e U.E.B. Dr. Carlos Macieira, no Bairro de Fátima, participaram da mesa de diálogo "Os vínculos familiares e o desenvolvimento infantil".

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, destacou a importância da família estar presente e acompanhar o desenvolvimento dos filhos na escola. "A família é onde as crianças absorvem valores, cultura, religião, deveres e responsabilidades para fortalecer as estruturas pessoais. A família e a escola são parceiras fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças, por isso estamos a cada dia fortalecendo os laços por meio de atividades, palestras e reuniões para garantir um melhor ensino para os pequenos", disse o titular da Semed.

Além dos pais, os outros membros da família, tais como avôs e tios, também têm um papel de extrema importância no desenvolvimento infantil, explica a técnica pedagógica, Camila Ribeiro. "A relação escola/família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade da criança deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança. Os pais devem fazer um esforço no sentido de fomentar o diálogo e consequentemente os laços familiares", explicou a pedagoga.

Silvana Machado Campos, mãe do Samuel, 4 anos, estudante do Anexo I da U.E.B. Olívio Castelo Branco, disse que a família deve ser parceira, aliada à escola e aos professores, para juntos oferecerem o melhor aos seus filhos. "Muito importante essa conversa que tivemos hoje. Às vezes, nos esquecemos que o melhor para nossos filhos é esse diálogo com a escola, saber e procurar ajudar no que for preciso. Agora, já sei que posso contar com o auxílio dos professores da escola", comentou a mãe.

PROJETO

O projeto Cuidar – Primeira Infância: Abrace essa ideia é uma iniciativa do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, que por meio de mobilizações sociais referentes à primeira infância visa fortalecer a rede de proteção da criança.

Fazem parte do projeto estratégias para fortalecimento do Marco Legal da Primeira Infância, que moderniza as legislações do mundo sobre a promoção do desenvolvimento infantil até os seis anos de idade, trazendo inovações e reunindo medidas já adotadas no Brasil, incluindo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).