agencia

Notícias

Atualizado em 26/04/2017 às 17h11

Em parceria, Prefeitura promove projeto 'Resgatando Autonomia' no Cras Cohab

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Em parceria, Prefeitura promove projeto ’Resgatando Autonomia’ no Cras CohabA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceria com a empresa Potiguar, realizou esta semana, a primeira edição do projeto 'Resgatando Autonomia', que ofertou a oficina de confecção de sacolas de feira e avental com materiais recicláveis. A ação teve como público-alvo idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e famílias atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Cohab.

De acordo com a titular da Semcas, Andreia Lauande, a oficina demonstra o compromisso do prefeito Edivaldo em garantir a socialização, melhorar a qualidade de vida e também estimular pratica sustentáveis ao público alvo. "Através deste curso, essas pessoas poderão desenvolver habilidades que lhes permitirão ser protagonistas de suas vidas, onde serão despertados e estimulados a empreender", destacou a secretária.

O projeto promove espaços de interação, autonomia, autoestima, criatividade, contribuindo para qualidade de vida individual, coletiva e ambiental para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para a dona de casa Guilhermina Caetano, 54 anos, a oficina possibilita melhorias na qualidade de vida e desenvolvimento da consciência ecológica. "É uma oportunidade maravilhosa, porque você pode transformar a lona que iria para o lixo em algo útil, cuidando do meio ambiente, já que é um material que leva anos para se decompor e também podendo transformar esse aprendizado do curso em fonte de renda, fabricando, comercializando as sacolas de feira e os aventais", afirmou a dona de casa.

Cerca de 30 pessoas participam da oficina de confecção de sacolas e aventais ecológicos, onde são desenvolvidos produtos fáceis e de uso comum no dia a dia, por meio de aulas teóricas, expositivas e práticas, com a carga horária de 12 horas, durante 3 dias, das 13h às 17h. A abordagem busca promover os valores da cidadania e o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, incluindo orientação profissional, empregabilidade e o empreendedorismo como estilo de vida.

Durante a oficina a facilitadora e artesã Divina Dias, discorreu sobre a importância de se trabalhar com material reciclável, enfatizando que os gastos para confeccionar são mínimos, além de gerar lucro e preservar a natureza. Na ocasião, cada participante fez sua própria bolsa, ficando assim, capacitadas para criarem uma possível fonte de renda.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem